Inicio / Seminário / Informações

– O Seminário em 2016/2017

Repartimo-nos por Faro e Évora.

Em Faro funciona o Seminário Menor, constituído por rapazes, provindos do Pré-Seminário: No Seminário fazem a sua primeira formação em comunidade e frequentam nas Escolas Públicas o Ensino Secundário.

Trata-se de um tempo destinado a garantir a formação de futuros candidatos ao sacerdócio, previa à sua entrada no Seminário Maior.

Em Faro funciona também o Ano Propedêutico, constituído por rapazes que aqui são recebidos após o 12.º ano ou durante ou depois de um Curso Superior, a partir de um prévio percurso vocacional em ordem a um aprofundado discernimento.

Vivem em comunidade, num ambiente em que se favorece e exercita a formação humana, cristã, intelectual, espiritual e pastoral.

Em Évora ingressam, após o discernimento vocacional do Ano Propedêutico, no ambiente e estatuto formativo de Seminário Maior dessa Arquidiocese, realizando os necessários estudos filosóficos-teológicos ao longo de, pelo menos 6 anos, no Instituto Superior de Teologia de Évora.

– Seminaristas

SEMINÁRIO DE FARO

12.º ANO

Bruno Manuel Diogo Valente

ANO PROPEDÊUTICO (inter-diocesano)

Arsénio Pedro Rocha Delgado

Bernardo João Ferreira Manuel

Bruno Miguel Barbosa José

Marcos Envagelista Borges de Lomba

Tomás Tomáz da Costa Patrício Dias

SEMINÁRIO MAIOR DE ÉVORA (estudos filosófico-teológicos)

2.º ANO

Getúlio Alexandre Correia Bica

3.º ANO

Samuel Filipe Estêvão Camacho

4.º ANO

Fábio André Martinho Pedro

5.º ANO

António de Freitas Branco Moitinho de Almeida

6.º ANO

Tiago Alexandre Ferreira Veríssimo

– Equipa formadora em Faro

Reitor: Cón. José Pedro de Jesus Martins

Prefeito: Pe. José Manuel Nunes Chula

Directores Espirituais: Pe. Luís Gonzaga do Nascimento Nunes e Cón. Joaquim José Duarte Nunes

Equipa de Professores

Além da Equipa Formadora:

Dr. Rui Jerónimo

Dr.ª Maria Eurídice

Pe. Afonso Cunha

Pe. Vasco Figueirinha

Dr. António Gambóias

– Contactos

Todos os interessados pelo nosso Seminário, jovens, adultos, fiéis das nossas comunidades paroquiais, podem contactar-nos

– pelo endereço: Largo da Sé, 19, 8000-138 Faro

– pelo telefone: 289 898300

– pelo email: seminario@diocese-algarve.pt

– Acções para rapazes que se interrogam

Podem dirigir-se a qualquer dos contactos aqui mencionados. Serão informados das acções previstas na nossa programação, de entre as quais se contemplam, além de visitas e encontros para discernimento, a possibilidade de vivências com os seminaristas e equipa formadora, num dia ou num fim-de-semana.

Idades: a partir do 7.º ano de escolaridade.

– Antigos Alunos

Todos os anos, por alturas de 19 de Março (Festa de S. José), há sempre um Encontro de Antigos Alunos do Seminário de Faro.

Informações através dos “Contactos” desta página.