Bispo do Algarve participa na visita da imagem peregrina da Virgem de Fátima ao Luxemburgo

O bispo do Algarve participou ontem nas celebrações da 50.ª peregrinação de Nossa Senhora de Fátima a Wiltz, no norte do Luxemburgo. D. Manuel Quintas concelebrou na eucaristia presidida pelo arcebispo da Arquidiocese do Luxemburgo, D. Jean-Claude Hollerich, juntamente com o bispo da Diocese de Bragança-Mirada, D. José Cordeiro, e outros prelados, a qual contou também com a participação do …

Ler mais »

Bispo do Algarve acompanha início da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Luxemburgo

O bispo do Algarve, que está no Luxemburgo, participará na visita da imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à arquidiocese luxemburguesa que hoje tem início, junto dos emigrantes portugueses. Para além de D. Manuel Quintas e do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, a visita será também acompanhada pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, …

Ler mais »

Jornada da Igreja Diocesana algarvia tem lugar em Faro

A Diocese do Algarve promove no próximo dia 3 de junho, em Faro, a Jornada da Igreja Diocesana, uma iniciativa prevista no Programa Pastoral deste ano 2016/2017 inspirado em Maria “como convergência do caminho percorrido”. O encontro terá início pelas 14h com as paróquias a convergirem por vigararias (grupos de paróquias) para quatro igrejas da capital algarvia. As paróquias que …

Ler mais »

Paróquia do Montenegro assinalou cem anos das aparições de Fátima e 50 anos da igreja com inauguração de carrilhão

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro quis assinalar o Centenário das Aparições na Cova da Iria e o ano das comemorações dos 50 anos da sua igreja paroquial com a inauguração de um carrilhão composto por seis sinos. Isto mesmo explicou o pároco, padre António da Rocha, no passado domingo na eucaristia celebrada na igreja paroquial que antecedeu …

Ler mais »

“Tertúlias da Fé”: Psicóloga defendeu redução do acesso de crianças e adolescentes aos ecrãs

A psicóloga clínica, especialista em perturbações do desenvolvimento e psicologia da web e cyberbullying, Rosário Carmona e Costa defendeu na última edição das “Tertúlias da Fé”, promovida no passado sábado pela paróquia de Armação de Pêra, a necessidade de reduzir o acesso de crianças e adolescentes aos ecrãs. Na iniciativa, que voltou a ter lugar no Centro Pastoral de Pêra, …

Ler mais »

Algarve celebrou em Loulé os 80 anos da LIAM

A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou 80 anos no passado dia 13 de maio e, no Algarve, o aniversário foi assinalado no dia 7 deste mês, com a realização de um encontro em Loulé participado por mais de 200 membros dos 13 núcleos algarvios daquele movimento. A iniciativa teve início com concentração no largo da igreja de São …

Ler mais »

Movimento dos Convívios Fraternos promove encontro diocesano em Loulé

O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) na Diocese do Algarve promove no próximo sábado, 20 de maio, mais um encontro diocesano de todos os convivas algarvios. A iniciativa terá início pelas 18h na ermida do monte de Santa Luzia, sobranceiro à cidade de Loulé, e incluirá uma caminhada, terminando por volta das 24h.

Ler mais »

Professores algarvios de EMRC realizaram formação

Dezasseis dos cerca de 30 professores a lecionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Algarve neste ano letivo de 2016/2017 participaram no passado dia 6 deste mês numa formação que teve lugar no Seminário de São José, em Faro. O encontro foi orientado pelo padre Frederico de Lemos, sacerdote da Companhia de Jesus (jesuítas), tendo em …

Ler mais »

Muitos algarvios permaneceram em vigília de oração durante a noite no recinto do Santuário de Fátima

Muitos dos algarvios que estão em Fátima, a participar nas celebrações do centenário das aparições e na eucaristia que está a decorrer que inclui o rito da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta, passaram a noite ao relento no recinto do santuário. Entre as paróquias algarvias presentes estão Ferreiras, Montenegro, Pechão, São Pedro de Faro, incluindo também um grupo da …

Ler mais »

Papa Francisco em Fátima: D. Manuel Quintas quer a concretização da paz

O bispo do Algarve disse hoje que espera que as palavras que o papa deixar em Fátima “encontre eco” entre quem decide a concretização da paz. “Que bom seria se a mensagem que o papa aqui vai deixar em Fátima, mas que é dirigida para todo o mundo, pudesse encontrar eco no coração daqueles que têm a missão de decidir …

Ler mais »

Algarvios aguardam o papa no Santuário de Fátima

São muitos os algarvios que estão já em Fátima a aguardar a chegada do papa Francisco para presidir às comemorações do centenário das aparições de 1917. Para além do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e dos grupos de peregrinos a pé e de moto que Folha do Domingo deu ontem a conhecer, há paróquias que se organizaram e rumaram …

Ler mais »

Bispo do Algarve já está em Fátima para a celebração do centenário com o papa

O bispo do Algarve chegou esta tarde a Fátima para participar nos próximos dias nas celebrações do centenário com o papa Francisco. D. Manuel Quintas acolheu mesmo, na sua chegada à Cova da Iria, um grupo de peregrinos algarvios, no qual se incluiu o padre Vasco Figueirinha, pároco de Silves, que percorreu a pé desde São Brás de Alportel os cerca …

Ler mais »

Dois professores de EMRC no Algarve em peregrinação a Fátima de moto

Dois professores de Educação Moral e Religiosa Católica no Algarve puseram-se hoje a caminho de Fátima de moto para participar nas celebrações do centenário do próximo dia 13. Luís Martins e António Cabaço saíram esta manhã do Algarve, por volta das 11h, em duas motorizadas de 125 centímetros cúbicos de cilindrada para a peregrinação que os levará até ao Santuário …

Ler mais »