Quinta-feira 22 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Comissão Executiva prepara Congresso Eucarístico Diocesano

Comissão Executiva prepara Congresso Eucarístico Diocesano

As manhãs dos dois dias serão marcadas pelas conferências de fundo, sendo que a parte da tarde do primeiro dia será mais destinadas a temas de natureza mais prática nos quais os congressistas poder-se-ão inscrever e na tarde do último dia realizar-se-á a Eucaristia de encerramento do Congresso Eucarístico Diocesano. Assim, no sábado, dia 22 de Outubro, metade da manhã será destinada à conferência do padre Eduardo Pereira da Silva, docente no Instituto Superior de Teologia de Évora, sobre “A Eucaristia – da Páscoa Judaica à Ceia do Senhor”. A outra parte da manhã ficará a cargo do cónego Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, cuja intervenção terá como tema “A liturgia da Eucaristia”. Após o almoço, a tarde será então preenchida com os ateliers sobre os temas “A Família e a Eucaristia”, “A Eucaristia e a Pastoral Vocacional”, “Sinais e símbolos da Eucaristia”, “Tradições Eucarísticas e a Renovação Pastoral”, “Dimensão Contemplativa da Eucaristia”, “Eucaristia e a opção preferencial pelos pobres” e a “Eucaristia e Missão”. Enquanto decorre o congresso decorrerá em simultâneo no espaço do Centro Paroquial e Social de Loulé um Lausperene, sendo que no final do primeiro dia esta Adoração Eucarística será concluida com uma procissão, aberta a todos os fiéis que nela queiram participar. À noite, o programa integra ainda uma vertente cultural, com um concerto de música sacra que, embora ainda sem local definido, deverá certamente ter lugar numa das igrejas da cidade. No domingo, dia 23 de Outubro, a primeira conferência sobre “A Eucaristia, Rosto de Igreja” será da responsabilidade do Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias e a segunda intervenção da manhã, sobre “A Catolicidade da Eucaristia”, ficará a cargo do padre António Manuel Martins. À tarde, pelas 16 horas, será celebrada a Eucaristia de encerramento do congresso na igreja do Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana). A Comissão Executiva do Congresso Eucarístico Diocesano, com vista à preparação do mesmo, conta ainda enviar a todas as comunidades paroquiais do Algarve a proposta de celebração de uma Eucaristia por intenção daquela actividade diocesana.

Verifique também