Sexta-feira 23 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Diocese algarvia celebra o seu padroeiro S. Vicente

Diocese algarvia celebra o seu padroeiro S. Vicente

Por forma a que todas as comunidades paroquiais algarvias possam valorizar de igual forma a memória desta data, a diocese do Algarve estruturou a celebração que deverá ser promovida no próximo domingo em todas as paróquias algarvias. A mesma encontra-se também disponível aqui mesmo no Portal da Diocese na Internet. Em Vila do Bispo, a festividade será assinalada pelas 12 horas com a celebração da Eucaristia presidida pelo vigário geral da diocese do Algarve, o padre Firmino Ferro, seguida de procissão com a imagem do mártir pelas ruas da vila. Conforme assinalou no «Pórtico» do livro «O Algarve e São Vicente», editado em 2004 pelos Serviços Diocesanos da Pastoral, com recolha e elaboração de dados do cónego José Pedro Martins e do padre Joaquim José Duarte Nunes, o hoje Bispo emérito D. Manuel Madureira Dias, então Bispo diocesano: «O povo cristão do Algarve, em cujo território se situa o Cabo de São Vicente e a chamada Costa Vicentina, que retiram a sua denominação do facto dos restos mortais deste mártir terem estado depositados aí, bem precisa de acordar para o valor deste cristão que, por providência divina, foi colocado no caminho da Igreja do Algarve».

Verifique também