Segunda-feira 19 de Agosto de 2019

Paróquia de São Sebastião de Loulé vai criar espaço museológico com património descoberto

O pároco de Loulé anunciou a criação de um museu com o património descoberto na igreja de São Francisco, que remonta ao século XVIII, sendo necessário “um critério pedagógico” sobre a sua reposição. “Estamos a pensar fazer uma exposição em primeiro lugar, no contexto das festas da Senhora da Piedade, Mãe Soberana, no próximo ano. E depois, criar um espaço …

Ler mais »

Núcleo de Faro da LIAM celebrou 75 anos de trabalho missionário

O núcleo de Faro da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) celebrou no passado domingo 75 anos de vida e a efeméride foi assinalada com a celebração da eucaristia na igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Faro. Fundada em Fátima em 1937, a LIAM é um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da …

Ler mais »

Exposição missionária teve cerca de 940 visitantes em Faro e de 300 em Vila Real de Santo António

Encerrou no passado domingo a exposição missionária itinerante ‘Pelos Caminhos do Mundo’ que estava patente em Faro desde dia 15 de julho e que já antes tinha estado, de 3 a 13 deste mês, em Vila Real de Santo António. No encerramento, o diretor cessante das Obras Missionárias Pontifícias na Diocese do Algarve e do Secretariado Diocesano de Animação Missionária …

Ler mais »

Padre Manuel Coelho celebrou 50 anos de sacerdócio

O padre Manuel de Almeida Coelho, de 78 anos, completou no passado sábado 50 de sacerdócio e a efeméride foi assinalada na eucaristia a que presidiu na igreja da paróquia de Alcantarilha, da qual é pároco desde 2003 juntamente com a paróquia vizinha de Pêra. Na homilia, o aniversariante recuou ao dia da sua profissão de fé com mais de …

Ler mais »

Peregrinação levou cerca de 400 avós ao Santuário da Mãe Soberana

Cerca de 400 avós peregrinaram na última sexta-feira à tarde, no Dia Mundial dos Avós, ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, em Loulé. O Dia dos Avós comemora-se a 26 de julho por ser a data em que se celebra a memória litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós …

Ler mais »

“A experiência que fiz, foi como que um «banho regenerador» do Espírito”

O bispo do Algarve está a celebrar 50 anos de vida consagrada e para assinalar a efeméride visitou, de 9 a 23 deste mês, as dioceses angolanas de Viana e Luena, onde estão os missionários da sua Congregação, as mesmas às quais a diocese algarvia destinou as renúncias quaresmais deste ano. Acabado de chegar de Angola, D. Manuel Quintas, em …

Ler mais »

Padre Pedro Manuel lembrou a “experiência de Igreja” que viveu em 2006 em Angola

O padre Pedro Manuel lembrou no passado dia 17 deste mês a experiência missionária que realizou em Angola em 2006, durante quase dois meses, quando ainda era seminarista e que na altura testemunhou em entrevista ao Folha do Domingo. O sacerdote foi o primeiro convidado a apresentar o seu testemunho no âmbito do programa da exposição missionária itinerante que está …

Ler mais »

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo celebra 65 anos de vida

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo vai celebrar os seus 65 anos de vida no próximo dia 28 deste mês. O programa festivo terá início com a celebração da eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelas 14h, na igreja de Sagres. Seguir-se-á a festa do 65º aniversário no pavilhão multiusos de Sagres, que terá …

Ler mais »

Corpo Nacional de Escutas do Algarve leva pela primeira vez contingente ao Acampamento Mundial

O Corpo Nacional de Escutas do Algarve (CNE) vai participar pela primeira vez com um contingente organizado no Acampamento Mundial de Escuteiros (World Scout Jamboree) que decorre de quatro em quatro anos num continente diferente. O 24º World Scout Jamboree vai decorrer entre os dias 22 de julho e 2 de agosto na Virgínia Ocidental, Estados Unidos da América, com …

Ler mais »

Bispo do Algarve faz novas nomeações com apelo a uma “pastoral de convergência”

A “proximidade da festa litúrgica da dedicação” da catedral, que se celebra amanhã, 19 de julho, e do “seu significado” para a Igreja diocesana do Algarve, “motiva a oportunidade das nomeações do clero para o próximo ano pastoral”, explica o bispo do Algarve que anunciou a indigitação de novos párocos e vigários para as paróquias algarvias. D. Manuel Quintas lembra …

Ler mais »

Faro e Tavira celebraram festividades em honra de Nossa Senhora do Carmo

As Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Faro e Tavira promoveram as festividades em honra da padroeira que ontem terminaram. Em Faro, o programa festivo teve início no dia 6 de julho, com o concerto de abertura do Coro da Orquestra Clássica do Sul na igreja de Nossa Senhora do Carmo, dirigido por Rui Baeta, que …

Ler mais »

Faleceu a irmã Maria do Rosário Fernandes que trabalhou no Colégio de Nossa Senhora do Alto

Faleceu a irmã Maria do Rosário Fernandes, do instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas), que trabalhou no Algarve de 2011 a 2015. Natural do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, a irmã Maria do Rosário, de 83 anos, faleceu ontem na casa de Manique daquele instituto religioso, onde estava a residir depois de ter estado hospitalizada no …

Ler mais »

Exposição missionária itinerante que está percorrer o país chegou a Faro

Foi ontem inaugurada em Faro a exposição missionária itinerante ‘Pelos Caminhos do Mundo’, promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG). A mostra, que esteve de 3 a 13 deste mês em Vila Real de Santo António, está agora patente nas antigas instalações do banco Santander, gratuitamente cedidas na rua D. Francisco Gomes, junto ao Café Aliança, mantendo-se ali até 28 …

Ler mais »

Setor da Catequese da Diocese do Algarve reuniu com responsáveis vicariais para avaliar o ano

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve reuniu no passado dia 6 deste mês em Monchique com os responsáveis das equipas vicariais. O encontro, que teve lugar no Centro Paroquial com 12 participantes, incluiu representantes das vigararias de Loulé, Portimão e Tavira e começou por avaliar as atividades promovidas no presente ano pastoral de 2018/2019 …

Ler mais »

«Um vinho que é bom, porque faz o bem»

Um pouco antes das 19h00, hora marcada para o início da apresentação dos novos vinhos da Casa Santos Lima e da ARTgilão Tavira, as pessoas que passavam pelo stand deste produtor já faziam perguntas. «Onde está o novo vinho, aquele que é mesmo de Tavira e que vai ajudar as igrejas?», perguntavam aos funcionários das duas empresas, que montavam o …

Ler mais »