Segunda-feira 19 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Religiosas algarvias reflectiram sobre a vida consagrada

Religiosas algarvias reflectiram sobre a vida consagrada

Tendo contado com a presença do Bispo diocesano, D. Manuel Neto Quintas, o encontro, promovido pela delegação diocesana da FNIRF – Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos, foi subordinado à mesma temática do recente Congresso da Vida Consagrada, realizado em Roma de 23 a 27 de Novembro: “Paixão por Cristo, Paixão pela Humanidade”. Após a oração das Laudes, a madre prioresa das Carmelitas Descalças interpelou as restantes religiosas presentes com algumas pistas de apoio para a sua reflexão pessoal. Começou por relacionar a vida consagrada com algumas iniciativas que ocorrem durante o presente ano pastoral, como o Congresso da Vida Consagrada e a celebração do Ano Eucarístico. Partindo do capítulo 13 do Evangelho de São João desafiou as cerca de 40 religiosas presentes com três palavras – adoração, comunhão e serviço – a «olhar Jesus e deixar-se olhar por Ele, unir-se a Jesus numa adesão, cada vez mais perfeita, e entregar-se aos outros como Ele se entregou». «Entrar nesta dinâmica é dar à vida consagrada dimensão eucarística e dar sentido à Eucaristia que celebramos», afirmou. Após o almoço, seguiu-se a partilha da reflexão pessoal efectuada de manhã e, para terminar a jornada, foi celebrada Eucaristia, presidida pelo cónego José Pedro Martins, Vigário Episcopal para a Pastoral.

Verifique também