Quinta-feira 16 de Janeiro de 2020
Inicio / Igreja / ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ reverte este ano para vítimas da crise

Tendo como o objectivo a proclamação do dom da paz, procurando concretizá-lo em realidades humanas onde ainda não é assumido, a acção este ano visa ajudar no combate à crise. Assim, na edição deste ano, foi decidido a criação de um Fundo de Apoio aos Novos Desempregados, quer a nível nacional, quer a nível diocesano do Algarve. Deste modo, e a título excepcional, a percentagem das verbas resultantes da venda das velas e fotoforos (respectivamente com um valor de 1 e 2,50 euros), que habitualmente era canalizada para uma causa internacional, ficará este ano em Portugal para o apoio aos novos desempregados e às suas famílias. Para a consecução deste objectivo, e porque se pretende um alargamento da acção este ano, as velas e os fotoforos ficarão nas paróquias algarvias “à consignação”, esperando a organização que comunidades que em anos anteriores não aderiram à iniciativa, possam fazê-lo este ano. Este ano celebra-se uma Eucaristia, presidida por D. Carlos Azevedo, no Santuário de Fátima, alusiva à iniciativa ‘10 Milhões de Estrelas’ que será transmitida pela TVI a partir das 11 horas da manhã, do dia 6 de Dezembro, onde será entregue a cada diocese portuguesa a ‘Lâmpada da Paz’ que será propagada pelas paróquias que aderirem à campanha, no dia 8 de Dezembro, na missa estacional da solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Bispo do Algarve, a ter lugar na Sé de Faro pelas 18h. As acções que se realizam a nível do Algarve serão, este ano, acolhidas pelas paróquias de Tavira no dia 19 de Dezembro, mas a Caritas Diocesana apela ainda a que outras paróquias algarvias desenvolvam iniciativas semelhantes no âmbito da acção pela Paz. Em Tavira, o programa tem início às 10h no Jardim do Coreto com a realização de actividades com crianças, como pinturas, desenhos e outras expressões plásticas, sendo feita ainda a venda das velas e fotoforos. Às 20.30h tem início, junto à Câmara Municipal, a concentração para a Marcha da Paz que seguirá até à igreja do Carmo, com a propagação da ‘Luz da Paz’ e a participação no Concerto de Natal organizado pela Câmara de Tavira. Na sessão cultura prevê-se ainda a intervenção do Bispo do Algarve, do presidente da Caritas Diocesana do Algarve e do presidente da autarquia anfitriã sobre o tema da Paz.

Verifique também

Há quem garanta vir “mais enriquecida espiritualmente” do Encontro Europeu de Taizé

Foram 18 os algarvios, entre os 150 portugueses, que participaram no Encontro Europeu de Jovens …