Inicio / Território

Território

DIOCESE DO ALGARVE (Faro) é uma faixa geográfica no extremo sul de Portugal, com 5.071,60 Km2 de superfície, correspondendo a 5,7% da área do País. Tem 160 Km de comprimento e uma largura variável entre 30 a 40 Km, confinando a Sul e Oeste com o Oceano Atlântico, a Leste com o Rio Guadiana, que faz fronteira com a Espanha, e a Norte com a Diocese de Beja.

Os seus limites coincidem com os da organização administrativa civil – Distrito e Província. É formada três zonas distintas – Serra, Barrocal e Litoral – correspondentes a variantes no povoamento, na paisagem e recursos, e até nas características da cultura e da mentalidade.

O clima é ameno e beneficia da influência mediterrânica, permitindo a produção de algumas espécies características desse clima e um particular afluxo turístico, atraído pelas abundantes praias da sua faixa litoral.