Inicio / População

População

Segundo o último recenseamento, de 2001, o Algarve tem 395.218 habitantes, mais 15,8% do que há dez anos atrás. Mas na época estival chega a albergar mais de milhão e meio de pessoas.

A maioria da sua população é portuguesa, embora se registe já um significativo número de residentes estrangeiros, vindos, sobretudo, dos países do Leste da Europa, dos mais frios da Europa Ocidental e de países africanos de expressão portuguesa.

Se considerarmos apenas a população portuguesa aqui residente, temos de considerá-la como composta por certos estratos bastante diferenciados.

A diferença corresponde a zonas geográficas muito claras: os que vivem nas serras e no interior rural, dedicam-se principalmente à agricultura, de que sobressaem os citrinos; os que vivem na orla marítima dedicam-se à industria da construção civil, à hotelaria e aos serviços, tudo, praticamente, em função da indústria do turismo, sendo reduzido em termos de comparação, o número dos que se dedicam à pesca. Comércio, hotelaria, serviços relacionados com o turismo ou com serviços oficiais ocupam a grande maioria da população desta Diocese.

A agricultura tem-se modernizado nos últimos tempos, sobretudo nas zonas mais próximas do mar e a pesca vai-se tornando mais europeia e recriando indústrias afins.