Quinta-feira 28 de Novembro de 2019
Inicio / Igreja / ‘Algarve pela Vida’ defende referendo sobre casamento homossexual

‘Algarve pela Vida’ defende referendo sobre casamento homossexual

De acordo com a plataforma, que publicou no seu "blogue" o impresso da petição sobre o tema, a realização de uma consulta popular é importante porque é ao povo que cabe "emitir uma decisão sobre um tema de consciência que transcende em muito a mera opção partidária". "Ao permitir a realização do referendo, pretende-se promover na opinião pública uma maior tomada de consciência acerca de todas as consequências decorrentes da alteração do conceito de casamento enquanto instituto jurídico e realidade sociológica", referem, em comunicado. Em particular, dizem os membros da plataforma, pretende-se discutir a possibilidade de alargamento do direito de adopção aos casais do mesmo sexo, consequência jurídica automática caso o casamento entre si fosse permitido. Como razões para o referendo, são citados no "blogue" da plataforma algarvia catorze pontos enumerados pela Plataforma Cidadania e Casamento, entre os quais se refere que "sem referendo [o casamento] será mesmo aprovado". "O referendo poderá impedir que seja aprovado o casamento de pessoas do mesmo sexo", acrescenta-se na lista de razões que legitimam uma eventual consulta popular, publicada no "blogue" da plataforma algarvia. Por outro lado, refere-se que com a realização de um referendo será permitido aos membros de partidos como o PS e o PCP que estejam contra o casamento homossexual "ter força para se opor à doutrina do partido". "O referendo pode e deve ser pedido por quem está contra mas também por quem está a favor do casamento de pessoas do mesmo sexo", conclui-se.

Verifique também

Bispo do Algarve desafiou cristãos a crescerem na “consciência social de atenção” aos pobres

No último domingo, em que a Igreja assinalou o III Dia Mundial dos Pobres, o …