Visita_pastoral_quarteira_2017 (7)
Foto © PlanetAlgarve

O bispo do Algarve terminou no passado domingo, 19 de fevereiro, a visita à paróquia de Quarteira, incluindo a comunidade das Pereiras, iniciada no dia 12 deste mês.

Na eucaristia de encerramento celebrada na igreja de São Pedro do Mar, D. Manuel Quintas quis “dar graças a Deus” por tudo aquilo que lhe foi dado “viver, celebrar, partilhar e conviver aos mais diversos níveis”. “Senti-me verdadeiramente em casa em todos os lugares, desde tudo aquilo que envolve a paróquia, às instituições que visitei, escolas, Junta de Freguesia, a Docapesca, doentes. Senti-me verdadeiramente acolhido e vi que nesta visita estava presente a pessoa de Cristo como nosso bom pastor”, sustentou D. Manuel Quintas.

Na eucaristia, concelebrada pelo pároco daquela paróquia, o padre José Joaquim Campôa, e pelo cónego Manuel Rodrigues que ali está a colaborar, o prelado lembrou, de maneira particular, as visitas aos doentes. “Recebemos um testemunho muito grande de dedicação, de amor e de serviço, daqueles que cuidam das pessoas doentes”, afirmou.

Visita_pastoral_quarteira_2017 (8)
Foto © PlanetAlgarve

O bispo diocesano agradeceu a todos aqueles com quem se cruzou ao longo da semana e aos sacerdotes da paróquia de Quarteira “pelo serviço que estão a prestar” naquela paróquia “com toda a sua generosidade e dedicação, contribuindo para que a comunidade continue a ser viva, fraterna, que deve ser sempre, e cada vez mais, missionária”. “Obrigado a todos aqueles que participam, de maneira ativa e corresponsável, na vida da comunidade”, acrescentou ainda.

Ao longo da semana, o prelado encontrou-se ainda com o Conselho Pastoral e com o Conselho Económico da paróquia, com os catequistas, leitores, ministros extraordinários da comunhão e acólitos da comunidade das Pereiras, com cantores, leitores, ministros extraordinários da comunhão e acólitos de Quarteira, com as crianças, pais e catequistas de Quarteira, os grupos bíblico e do Renovamento Carismático Católico e com a Pastoral da Família.

Visita_pastoral_quarteira_2017 (3)Para além dos doentes de Quarteira e da comunidade das Pereiras, D. Manuel Quintas visitou o Lar de Idosos da Sagrada Família, o Colégio Internacional de Vilamoura, unidades hoteleiras, o posto da GNR, as escolas Francisca Aragão e de São Pedro do Mar, o ATL do Centro Paroquial de Quarteira, a Creche Três Pastorinhos da comunidade das Pereiras, a Docapesca, o Mercado Municipal de Quarteira, a Junta Freguesia de Quarteira, o Refeitório Social do Centro Paroquial de Quarteira e a sede do Agrupamento 1052 do Corpo Nacional de Escutas.

Esta foi a terceira visita pastoral do bispo do Algarve neste ano de 2016/2017. D. Manuel Quintas visitará ainda a paróquia de Albufeira, a partir do dia 19 de março.

no images were found