Inicio / Educação / Colégio de Nossa Senhora do Alto iniciou ano letivo com peregrinação ao Santuário de Fátima

O Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, quis iniciar o presente ano letivo com uma peregrinação ao Santuário de Fátima, ainda no decorrer das celebrações do Centenário das Aparições.

A peregrinação, participada pelos educadores, alunos, comunidade religiosa e diretor da instituição, realizou-se nos passados dias 28 e 29 de setembro também no seguimento do último ano letivo. “Partindo dos objetivos do projeto pastoral do ano letivo 2016/2017 que possibilitou toda a comunidade caminhar com Maria, sob o lema «Com Maria, desperta a Luz que há em ti», foi com alegria e entusiasmo que se começou a pensar iniciar um novo ano junto da Mãe, entregando-lhe o ano, todas as famílias, educadores, comunidade religiosa e sacerdotes”, explica uma nota enviada ao Folha do Domingo.

Com um itinerário pelos lugares mais significativos do santuário, a peregrinação incluiu visitas aos Valinhos – lugar da freguesia de Fátima onde se situam as casas dos pastorinhos – e às exposições, nomeadamente à “Casa das Candeias”, que evoca a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto, e ao Museu do Santuário de Fátima.

No entanto, a organização destaca que o “ponto alto” decorreu no dia 28 com a celebração da eucaristia presidida pelo diretor do colégio, o cónego Carlos César Chantre, na capela da Morte de Jesus para toda a comunidade educativa. “Este foi o momento de ação de graças e de entrega, de adoração e de oferta. Em volta do altar, iluminados pela Palavra e saciados pelo Pão da Vida, pediu-se a bênção do Senhor”, refere a informação do colégio da Diocese do Algarve.

Outro dos momentos significativos foi a participação na oração do rosário na capelinha das Aparições. “O coração sentiu a internacionalização da Mensagem de Fátima e o que a vida (humana e espiritual) de três simples pastorinhos disse ao mundo, fazendo de Fátima o «altar do mundo». A Luz, que Maria despertou em cada um de nós, é agora convite a não ter medo, e levando a Luz, que é Jesus, transformar o mundo, que precisa tanto de Deus. É urgente recolocar Deus no coração da humanidade. Maria ajuda-nos a dar esse passo, sem medo”, refere ainda a nota da instituição.

Verifique também

Finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade do Algarve receberam bênção

Um grupo de 17 finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de …