Assembleia_diocesana_2014 (3)
© Samuel Mendonça

Após o acolhimento e a oração da manhã, o encontro de apresentação e lançamento do programa pastoral da Igreja Católica algarvia para o ano 2014/2015 sob o tema “Chamados à Santidade”, teve início com uma saudação do bispo do Algarve que lembrou que “só a caridade é caminho de verdadeira santidade”.

“Por isso, ‘Chamados à Santidade’ também se pode dizer chamados à caridade, ao serviço dos pobres, dos outros”, sustentou D. Manuel Quintas, na assembleia diocesana que teve lugar no último sábado no salão da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, com cerca de 280 responsáveis das paróquias, movimentos, serviços diocesanos e institutos religiosos.

O prelado começou mesmo a sua intervenção por um esclarecimento. “Cristo é que é o fundamento do que somos e fazemos na Igreja e o Espírito Santo é hoje, em cada um de nós, protagonista e continuador da missão de Cristo”, complementou.

D. Manuel Quintas referiu-se depois aos três aspetos sem os quais o serviço pode “perder conteúdo e ser estéril”: a unidade, a comunhão e a missão. “É importante termos consciência que não somos franco-atiradores na Igreja. Tudo o que fugir desta comunhão perde sentido, torna-se estéril.

Tudo o que somos e fazemos na Igreja deve ser resposta a este «Ide e anunciai o Evangelho». É esse o lema que inspira o nosso programa pastoral para estes anos, mas também a ação de toda a Igreja”, lembrou.

O bispo do Algarve exortou ainda à “exigência da formação cristã”, advertindo que “a generosidade e disponibilidade são muito importantes mas não chegam”. “Se queremos servir bem a Igreja, no nosso serviço concreto, temos que nos formar. À generosidade e disponibilidade uni também esta exigência da formação cristã e podeis ter a certeza que o retorno dessa generosidade e disponibilidade será muito gratificante”, pediu, apelando à participação nas iniciativas realizadas pela diocese.

D. Manuel Quintas explicou ainda o facto de o programa pastoral se inspirar no exemplo de alguns santos, com destaque para o dos “algarvios” São Vicente, São Gonçalo de Lagos e beato Vicente de Albufeira. “Num ano em que temos como proposta ‘Chamados à Santidade’ não faria sentido não darmos espaço a estes santos que têm a ver connosco, com a nossa Igreja diocesana”, justificou.

O bispo do Algarve aludiu ainda ao Ano da Vida Consagrada (outubro de 2014 a novembro de 2015) proclamado pelo Papa Francisco, outro acontecimento inspirador do programa da Igreja algarvia, exortando ao incremento da pastoral vocacional. “Não desistais, não desanimeis, nem vos canseis de rezar e de vos comprometerdes pessoalmente na obra das vocações. Nós precisamos de continuar a rezar, comprometer-nos com as vocações, de maneira empenhada. Vamos iniciar o Ano da Vida Consagrada. Que bom que seria que tivéssemos um conhecimento um pouco melhor desta vida consagrada e dos consagrados algarvios”, afirmou.

O prelado desejou também que a exortação apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) do Papa Francisco seja neste ano o “livro de leitura diária” dos católicos algarvios.

A assembleia diocesana contou também com uma conferência do padre Carlos de Aquino sobre a ‘Sacrosanctum Concilium – a constituição sobre liturgia, saída do Concílio Vaticano II, que este ano inspira o programa pastoral da Igreja algarvia – e com momento evocativo da vida de São Vicente e São Gonçalo de Lagos e do beato Vicente de Albufeira.

O cónego José Pedro Martins, vigário episcopal para a pastoral da Diocese do Algarve, apresentou os “princípios inspiradores” do programa pastoral e evidenciou as “múltiplas iniciativas e ações pastorais” a desenvolver ao longo de 2014/2015. “Estes caminhos de santidade são para nós estímulo e «apelo a nos reencontrarmos com a nossa condição de templos de Deus, pedras vivas, alicerçadas em Cristo e fortalecidos pela escuta da palavra, pela fração do pão, pela oração, pela partilha fraterna e por um impulso testemunhal e missionário»”, afirmou, citando o documento programático da diocese.

A assembleia diocesana encerrou com a celebração da eucaristia.

no images were found