Terça-feira 19 de Junho de 2018
Inicio / Igreja / Igreja do Algarve promoveu Curso de Cristandade de Senhoras com 32 participantes

Realizou-se de 1 a 4 deste mês, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, o 54º Curso de Cristandade de Senhoras.

A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), teve o seu encerramento, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, no último dia na paróquia de Ferreiras.

O curso contou com uma equipa sacerdotal composta pelos padres Rui Barros e Nuno Coelho com uma equipa de leigos de 13 elementos, que incluiu a reitora Dulce Morgado, sendo participado por 32 senhoras, oriundas das paróquias de Aljezur (incluindo da comunidade do Rogil), Bensafrim, Boliqueime, Faro, Ferreiras, Moncarapacho, Portimão, Tavira e Vila do Bispo, esposas dos elementos que realizaram o último curso de homens.

O encerramento contou também com testemunhos de participantes. Os cursistas presentes no encerramento, na bênção e compromisso que se lhe seguiu, tiveram oportunidade de reviver a clausura e o seu cursilho.

O primeiro cursilho em Portugal realizou-se em 29 de novembro de 1960 e no Algarve ocorreu a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.

O MCC é um movimento eclesial que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, onde é feito o primeiro apelo à fé, os participantes são convidados a continuarem a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.

Verifique também

Bispo do Algarve lembra três aspetos que “pesaram muito” na decisão de querer ser padre

O bispo do Algarve diz que houve três aspetos que “pesaram muito” na sua decisão …