Terça-feira 19 de Junho de 2018
Inicio / Igreja / LIAM do Algarve promoveu assembleia diocesana anual

LIAM do Algarve promoveu assembleia diocesana anual

A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) do Algarve realizou no domingo, 7 de janeiro, a sua assembleia diocesana anual.

Na iniciativa, que decorreu no Seminário de São José de Faro, estiveram presentes cerca de 75 elementos em representação dos vários núcleos missionários existentes na região.

O encontro contou com a presença dos animadores missionários, padres Nuno Rodrigues e Paulinus Anyabuoke, e da presidente nacional da LIAM, Marta Fonseca, para além do padre António Farias Antunes, também sacerdote da Congregação do Espírito Santo (espiritanos) e pároco de São Brás de Alportel e de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

O padre Nuno Rodrigues, que exortou todos os liamistas a começarem este novo ano com mais “esperança e confiança”, a fim de não se deixarem “envolver pelo pessimismo e pelo desânimo”, considerou que “a LIAM do Algarve precisa de entrar na linha da renovação”. “Esta começa por cada um de nós e passa, sobretudo, pela renovação dos nossos núcleos, com o intuito de termos novos elementos e podermos rejuvenescer e alargarmos a outras paróquias e comunidades”, afirmou.

O sacerdote, que recorreu à apresentação de uma projeção audiovisual sobre os 80 anos da LIAM, destacou que a história do movimento deve ajudar a construir o seu futuro. “Temos um passado, um presente e um futuro que nos deve, não só orgulhar, mas acima de tudo, nos projetar para um novo caminho que passa por nos movermos, com esperança, para esta tão importante etapa de renovação”, afirmou.

A presidente nacional exortou também a uma nova postura que marque os próximos anos. Neste sentido, Marta Fonseca desafiou à continuação da “missão” para a divulgação e animação missionária nas paróquias algarvias.

Foi ainda reeleita a equipa diocesana que aceitou continuar por mais três anos a sua missão de programar, animar e incentivar toda a LIAM do Algarve.

Apresentou-se, de seguida, toda a programação para este ano 2018, com destaque para a visita a todos os grupos, que acontecerá em fevereiro e em Abril, bem como a participação no Encontro Anual em Fátima, a 03 e 04 de fevereiro, o retiro anual a 10 e 11 de março, a festa anual da LIAM do Algarve a 27 de maio, em Santa Catarina Fonte do Bispo, a Peregrinação Nacional a Fátima a 07 e 08 de Julho e o passeio anual a 15 de setembro.

O encontro terminou com um lanche-convívio.

Verifique também

Bispo do Algarve lembra três aspetos que “pesaram muito” na decisão de querer ser padre

O bispo do Algarve diz que houve três aspetos que “pesaram muito” na sua decisão …