Inicio / Cultura / Livro celebra 550 anos do início da construção da igreja matriz de Portimão

Livro celebra 550 anos do início da construção da igreja matriz de Portimão

Capa

A paróquia da matriz de Portimão está este ano a celebrar os 550 anos do início da construção da sua igreja e, para celebrar a data, editou uma publicação sobre o templo que será apresentada no próximo domingo, 10 de dezembro.

A obra, intitulada “Igreja Matriz de Portimão – 550 anos de História (1467-2017) com chancela da Arandis Editora, é da autoria do investigador portimonense Nuno Campos Inácio e será apresentada pelas 16h na própria igreja matriz.

No prefácio do livro, o pároco da matriz de Portimão destaca que a obra “reúne e guarda nas suas páginas a memória não só da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, mas da secular vida da cidade de Portimão”. O padre Mário de Sousa salienta, por isso, que “a história da Matriz é a história da cidade” e que a publicação “guarda séculos de memória e de vida”. “Foi para melhor conhecermos esta história que, nos últimos anos, começámos a digitalizar o bom acervo de documentos e manuscritos da Paróquia”, explica, acrescentando que, “no entanto, isto de pouco serviria se o seu conteúdo não fosse revelado”.

No livro, o bispo do Algarve escreve também que a publicação da paróquia lega “à posteridade o testemunho documental da sua vida cristã ao longo de mais de cinco séculos”, “desde os primórdios da presença do cristianismo em terras de Hispânia até à atualidade”. “Estou certo de que a leitura desta obra ajudará os seus leitores, de modo particular os desta comunidade cristã, a desfrutar a riqueza do património de fé e de vida herdado dos seus antepassados, para que hoje, como seus herdeiros e pedras vivas da Igreja, possam testemunhá-la e transmiti-la a todos”, acrescenta o prelado.

Verifique também

Direção Regional de Cultura reúne com clero algarvio para abordar questão do património

A Direção Regional de Cultura do Algarve tem vindo a reunir-se com o clero algarvio …

Deixe uma resposta