Oracao_montenegro_semana_vocacoes_2016 (1)A Diocese do Algarve promoveu duas vigílias de oração no âmbito da 53.ª Semana de Oração pelas Vocações que a Igreja assinalou de 10 a 17 deste mês.

As iniciativas, promovidas pelo seu Secretariado da Pastoral Vocacional, tiveram lugar em Aljezur no dia 9, na véspera da abertura da semana, na igreja matriz e no dia 16 de abril, a véspera do encerramento, na igreja da paróquia do Montenegro, no concelho de Faro.

Idênticas na sua estrutura, ambas as orações basearam-se no tema daquela semana – “A Igreja, mãe de vocações” – que intitulou também a mensagem do papa Francisco para o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Os participantes tiveram a oportunidade de escutar textos da vocação de Jeremias e também do envio missionário dos 72 discípulos.

A partir deles, o padre Pedro Manuel, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, que presidiu às vigílias, extrapolou para a necessidade de todos se tornarem “missionários da vocação uns dos outros”, rezando não só pelas vocações já existentes – e que, no Montenegro, chamou mesmo ao altar, aproveitando da presença de alguns sacerdotes e consagrados –, mas também pelos seminários e pelos sacerdotes, a partir de uma forma e perspetiva cada vez mais abrangentes.

As orações, nas quais foram expostas as diferentes formas de vida consagrada, terminaram com a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Em Aljezur participou um grupo mais pequeno, representativo da comunidade paroquial local. No Montenegro participaram crianças da catequese e muitos jovens oriundos, para além da paróquia anfitriã, da comunidade do Seminário de Faro, bem como das paróquias de São Luís, São Pedro e Sé de Faro e Estoi.

no images were found