Inauguracao_sinos_igreja_montenegro (7)
Foto © Samuel Mendonça

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro quis assinalar o Centenário das Aparições na Cova da Iria e o ano das comemorações dos 50 anos da sua igreja paroquial com a inauguração de um carrilhão composto por seis sinos.

Isto mesmo explicou o pároco, padre António da Rocha, no passado domingo na eucaristia celebrada na igreja paroquial que antecedeu a bênção e inauguração do novo equipamento, considerando que o mesmo perdurará “como expressão da devoção do povo a Maria”.

Inauguracao_sinos_igreja_montenegro (10)
Foto © Samuel Mendonça

O sacerdote, que descerrou uma placa a evocar a inauguração, lembrou ainda que os sinos assinalam as horas de cada dia, mas tempos houve em que marcavam também o “ritmo de cada dia” com os toques das “Avés Maria”, do “meio-dia” e das “trindades” e informavam a população sempre que alguém se batizava, casava ou falecia, permitindo saber se o defunto era homem ou mulher.

A adjudicação da obra do novo carrilhão foi formalizada pela paróquia no dia 20 de janeiro deste ano, tendo a sua colocação sido iniciada no passado dia 2 deste mês e concluída no dia passado dia 10.

Cada sino do novo carrilhão colocado na torre sineira da igreja paroquial inclui a imagem da Virgem de Fátima, acompanhada da seguinte inscrição: “paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Montenegro, cinquentenário 1966-2016, centenário das aparições em Fátima 1917-2017”.

Inauguracao_sinos_igreja_montenegro (1)
Foto © Samuel Mendonça

O peso do carrilhão é de 450 quilos, pesando o sino mais pequeno 30 quilos e o maior de 220. O conjunto inclui ainda um sistema computorizado com programação de toques automatizado com capacidade de execução de melodias pré-gravadas: 13 temas religiosos, cinco temas populares e 44 temas diversos, para além de repiques festivos com três, quatro, cinco ou seis sinos. Também é possível executar e gravar melodias, bastando para tal aceder ao teclado virtual de que o sistema computorizado dispõe.

O equipamento custou 17.900 euros e foi comparticipado pelos paroquianos e outros benfeitores no total de 4.722 euros. Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do Agrupamento de Escolas do Montenegro angariaram ainda 2.070 euros e o carrilhão contou também com apoios da Câmara de Faro, da Junta de Freguesia local e de outras entidades, sendo a previsão do total angariado de 17.922 euros.

No contexto da intervenção, a torre sineira foi também limpa, pintada e eletrificada, passando a estar iluminada à noite com várias possibilidades cromáticas. O investimento nestes trabalhos foi de 5.500 euros, tendo sido feitas ofertas no valor de 3.000.

No domingo, em que foi feita também bênção e a oferta de 250 pães aos presentes, para além de uma fatia de bolo e de uma taça de espumante, foi ainda anunciada a requalificação para breve da rua e do adro da igreja paroquial.

no images were found