Os encontros tiveram como objectivo a sensibilização dos adolescentes e jovens para a realidade vocacional. Entre uma animação com base em alguns cânticos e a leitura de passagens bíblicas relacionadas com o chamamento dos Apóstolos, foi-lhes também apresentado um DVD elaborado pela Comissão Episcopal das Vocações Norte-Americana que consiste em apresentar a vocação como caminho de felicidade e profundo sentido de vida entregue a Deus, em favor de todos. Vocação que é para jovens comuns como qualquer jovem e não para alguém especial. Reflectiu-se ainda sobre a necessidade da vocação sacerdotal e o sentido e objectivo da existência do mesmo ministério. Seguidamente ao visionamento do DVD, abriu-se um tempo a debate e questões relacionadas com as vocações e a vida dos padres, momento este que se mostrou proveitoso e, nalguns casos, profundo e revelador das inquietações e atenção destes jovens à realidade vocacional. Estas acções de sensibilização vocacional tiveram lugar nas paróquias de São José de Ferreiras, onde a participação foi bastante surpreendente (cerca de 150 adolescentes e jovens, repartidos em dois encontros); na paróquia de São Sebastião de Boliqueime, onde estiveram presentes cerca de 100 adolescentes e maioritariamente jovens e na paróquia de Monchique, onde estiveram cerca de 80 adolescentes e jovens. É também de referir que nestas últimas semanas, em colaboração com o Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro, também o padre Pedro Manuel e o diácono António de Freitas encontraram-se, pela primeira vez, com todos os alunos do Colégio e, posteriormente, têm vindo a encontrar-se com algumas das turmas dos anos mais avançados. Também estes encontros se têm mostrado úteis para, com estes alunos, se pensar e reflectir a realidade vocacional, ao que eles se mostraram muito interessados e proporcionando debates e conversas que têm ido além das expectativas iniciais.