Após a abertura oficial da actividade, cada uma das secções (Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros) assumiu as características de cada um dos 5 continentes para a realização de diversas actividades típicas. Jogos de cidade e atelieres foram algumas das iniciativas que mobilizaram os participantes. O almoço convívio decorreu na Escola Secundária de Tavira, ao qual se seguiu um desfile pelas principais ruas da cidade. Presentes estiveram 22 dos 25 agrupamentos existentes no Algarve e o momento mais alto do dia foi a celebração da Eucaristia, presidida pelo Assistente Regional, o padre Domingos Fernandes, na igreja de Santa Maria, tendo, no final, os jovens lançado balões contendo mensagens.