Quinta-feira 25 de Abril de 2019
Inicio / Noticias / 111 algarvios preparam-se para a XX Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI

Da diocese algarvia serão 111 os representantes que, inscritos pelo Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), irão participar, de 15 a 21 de Agosto, neste encontro da juventude católica do mundo com o Papa Bento XVI, o primeiro realizado com o novo Sumo Pontífice e logo no seu país natal. Alguns dos jovens inscritos participaram já nalgumas das últimas JMJ, nomeadamente em Santiago de Compostela, Paris e Roma. Oriundos das paróquias de Albufeira, Alcantarilha, Aljezur, Cachopo, Ferreiras, Lagoa, Luz de Lagos, Luz de Tavira, Martinlongo, Moncarapacho, Nossa Senhora da Conceição (matriz) de Portimão, Olhão, Quarteira, Quelfes, Santa Maria de Lagos, São Bartolomeu de Messines e São Pedro de Faro, os jovens algarvios encaminhar-se-ão para Colónia segundo as 3 modalidades de participação organizadas pelo SDPJ. A primeira, com transporte de avião, destina-se aos participantes que irão directamente para a Alemanha participar exclusivamente na JMJ e foi a escolhida por 50 jovens algarvios. A segunda modalidade de participação, eleita por 55 algarvios, com transporte de autocarro, compreende a passagem pela comunidade ecuménica de Taizé, em França, para participação, uma semana antes, na vida de oração e contemplação que a comunidade proporciona aos milhares de jovens e adultos que por ali passam ao longo do ano, particularmente nos meses de Verão. Por último, o terceiro grupo de participantes e certamente os mais aventureiros, irão encaminhar-se para a Alemanha de bicicleta. Repetindo uma experiência já realizada aquando da Jornada Mundial da Juventude em Roma, no ano 2000, um grupo de cicloperegrinos, durante cerca de um mês, irá pedalar até à cidade anfitriã do encontro mundial. Este ano serão apenas 6, menos dois do que há cinco anos e pretendem igualmente desafiar os limites da resistência física». Segundo a organização, «com vista à preparação dos jovens algarvios na JMJ, foram promovidos, ao longo do presente ano pastoral, três encontros que visaram não só informar os participantes sobre aspectos práticos do encontro, como contribuir para a sua formação no mesmo». Para «ajudar a ultrapassar as barreiras da língua», o SDPJ está ainda a promover um curso de iniciação ao alemão para cerca de 20 inscritos «que se mostraram interessados em aprender algumas noções básicas de alemão», garante a organização. O curso, composto por 50 horas, arrancou no passado dia 15 de Junho, é ministrado em Faro às segundas, quartas e quintas-feiras, nas salas anexas ao Seminário diocesano o­nde funciona o CEFLA – Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve e decorrerá até 28 de Julho. Com vista à identificação dos peregrinos algarvios na JMJ de entre os restantes jovens portugueses, a organização diocesana mandou fazer cachecóis e bonés. É ainda intenção da organização promover uma celebração de envio na Catedral diocesana para todos os inscritos. «Será aí o início desta peregrinação rumo à JMJ», afirma a organização que defende ser também uma «forma de gerar a comunhão entre todos os peregrinos algarvios». Os responsáveis do SDPJ lamentam «o facto de alguns grupos de algarvios que irão participar na JMJ não se terem inscrito pela diocese». «Apesar de irem participar na JMJ (conforme tivemos conhecimento), é pena que alguns jovens algarvios não tenham efectuado a sua inscrição através da diocese. Dessa forma não integrarão o grande grupo de jovens Portugal, composto pela diversidade de cada diocese, mas são inscritos como se de um grupo estrangeiro se tratasse», esclarecem.

Verifique também