Quem afinal não poderá estar participar será o Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, visto deslocar-se agora à capital italiana para a canonização de D. Nuno Álvares Pereira. A Peregrinação Diocesana ao túmulo de São Paulo será assim presidida pelo vigário geral, o padre Firmino Ferro, que se junta aos restantes 33 peregrinos. Quem também não estará em Roma na semana da peregrinação algarvia será o Papa Bento XVI que irá visitar a Terra Santa nessa data. Recorde-se que a Diocese do Algarve tinha já peregrinado em Setembro de 2008 ao Santuário de Lourdes (França), por ocasião da comemoração dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora. O centro desta nova Peregrinação Diocesana será a visita ao túmulo de São Paulo, descoberto na basílica de São Paulo Fora de Muros, onde escavações confirmaram, em Novembro de 2006, a existência do mausoléu do apóstolo sob o altar-mor da basílica no qual era possível ler-se a inscrição «Paulo Apostolo Mart» com tradução portuguesa de «A Paulo Apóstolo e Mártir». Esta actual Basílica de São Paulo Fora de Muros, que guarda o túmulo do apóstolo, perto da Via Ostiense, foi reconstruída no século XIX, no mesmo local onde desde 390 existia uma enorme Basílica (a maior da cristandade até à construção da Basílica de São Pedro), mandada edificar pelo Imperador Teodósio e que foi destruída por um incêndio na noite de 15 de Julho de 1823. Muitos algarvios têm peregrinado nos últimos meses, com os seus párocos, a Tarso, a cidade natal de São Paulo, na actual Turquia e a outros lugares assinalados pela passagem do apóstolo. No entanto, a nível diocesano, a vivência do Ano Paulino passará agora pela cidade apostólica por excelência, que acolhe igualmente o túmulo do apóstolo Pedro e onde também reside o Papa Bento XVI. A peregrinação de oito dias, promovida pelo jornal diocesano FOLHA DO DOMINGO, acompanhada em permanência por este órgão de informação, tem início então no dia 5 de Maio, com partida em avião de carreira regular da TAP em direcção a Roma, com transbordo em Lisboa. Segundo o programa, os peregrinos, para além de Roma, irão passar ainda por Assis, Florença, Pisa, Pádua e Veneza. Para além da visita à basílica de São Paulo Fora de Muros, destaque ainda, em Roma, para a passagem pelas basílicas de São Pedro, São João Latrão e Santa Maria Maior, para além da visita à igreja de Santo António dos Portugueses. Outro aspecto de interesse são as visitas às Catacumbas de São Calisto, onde se encontra a cripta dos Papas, e ao Coliseu. Todos os dias haverá celebração da Eucaristia.