Recorde-se que Bento XVI visitará Lourdes entre 12 a 15 de Setembro. A Peregrinação Diocesana a Lourdes trata-se de uma iniciativa promovida pelo jornal FOLHA DO DOMINGO, no âmbito da comemoração dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora, ali ocorridas e será participada por cerca de 45 pessoas, na sua maioria provenientes de Albufeira, Estombar, Faro, Lagos, Loulé, Luz de Lagos, Portimão e Salir. Esta será a segunda vez que aquele santuário mariano vai ser visitado por D. Manuel Quintas acompanhado por um conjunto de cristãos algarvios. Recorde-se que o Bispo diocesano passou o ano passado por Lourdes, no final do mês de Julho, acompanhado por um grupo de peregrinos algarvios, no âmbito da Peregrinação Diocesana a Taizé. Para além de D. Manuel Quintas, a Peregrinação a Lourdes contará com a participação dos diáconos algarvios Luís Galante e Joaquim Mendes Marques. A peregrinação em autocarro, que será levada a cabo pela GEOTUR – a mesma agência turística que realizou a Peregrinação Diocesana à Terra Santa em Julho de 2006 –, cumpre o primeiro dia de viagem com destino a Salamanca, passando antes por Cáceres, num total de 680 quilómetros. Esta é a segunda peregrinação que o jornal FOLHA DO DOMINGO promove nos últimos tempos. Recorde-se que em Julho de 2004 a diocese rumou ao santuário de Santiago de Compostela, na Galiza espanhola no âmbito da comemoração dos 91 anos do periódico.