Também o grande catequista universal e consagrado biblista que é o Cardeal Carlo Maria Martini, Arcebispo Emérito de Milão, um dos maiores catequistas dos nosso tempo e “um verdadeiro mestre da Lectio divina” na feliz expressão de Bento XVI, manifestou a sua enorme alegria pela convocação deste Sínodo, recordando “que desde os primeiros Sínodos” em que tomou parte como pastor da diocese ambrosiana, quando lhe perguntavam sobre o tema que sugeria para a próxima assembleia sinodal “sempre insisti no tema sobre a Palavra de Deus”. A Lectio divina, isto é, o estudo orante e o aprofundamento da Palavra de Deus, é curiosamente um dos meios operativos propostos pelo nosso Programa diocesano de Pastoral, para os anos de 2009-2012 . Assim, depois de em 2007-2008 recebermos a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, como discípulos da “Escola de Maria” – a primeira e maior catequsita da história – iremos ser convidados a aprofundar os nossos conhecimentos sobre as Escrituras e a rezar segundo o método da Lectio divina. Queira Deus que as nossas comunidades saibam aproveitar o impulso inicial que a visita da imagem peregrina da Virgem Maria visa proporcionar, assim como o incentivo, as sugestões e os ensinamentos do Sínodo dos Bispos de 2008, para que em sintonia com toda a Igreja, os cristãos do Algarve possam conhecer melhor a riqueza da Palavra de Deus, pois “quem ignora as Sagradas Escrituras ignora a Cristo”. A Lectio divina “trará grandes vantagens para a Igreja”, concretamente para a nossa Igreja diocesana, pois ela nos ajudará a «(Re)conhecer em Cristo, a nossa identidade e missão” .