Em Faro, reunidos em torno do Bispo da diocese algarvia, D. Manuel Neto Quintas, muitos fiéis acorreram à Catedral diocesana para participarem na celebração que relata as passagens mais significativas da História da Salvação. Os episódios desde a criação do mundo até a ressurreição de Jesus, passando pela fé de Abraão e a passagem do Mar Vermelho com Moisés, ajudaram os presentes a entender o plano salvador de Deus para com a Humanidade. Depois de feita, ainda na rua, a benção do fogo novo e do círio pascal e da proclamação da Palavra de Deus, D. Manuel Neto Quintas, já na homilia, lembrando que foi para aquela noite que convergiu toda a caminhada quaresmal dos cristãos, destacou precisamente o motivo principal da sua reunião na Sé Catedral. “Cristo ressuscitou, venceu a morte, vive para sempre. É esta a notícia que mais uma vez nos enche de alegria. Sabemos e proclamamos com todo o vigor da nossa fé e da fé da Igreja, que Cristo vivo e ressuscitado está presente no meio de nós”, salientou. “A Páscoa de Jesus tem de ser a nossa Páscoa”, considerou o Bispo diocesano, pois “se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos”. “Este é o mistério que celebramos e que dá sentido à nossa vida. Nós não seguimos ideias, não seguimos uma doutrina ou um livro, nem estamos aqui para festejar um aniversário do passado por mais importante que seja… Nós celebramos e seguimos uma pessoa que é Cristo Jesus, presente no meio de nós como o Senhor ressuscitado”, complementou, acrescentando que “a vitória da luz sobre as trevas se decide também no coração de cada baptizado, quando este deixa que a luz de Cristo se tranforme em luz da fé”. Aos eleitos que iriam receber os sacramentos da iniciação cristã (Baptismo, Eucaristia e Confirmação), D. Manuel Quintas dirigiu um palavra priviligiada. “É para vós que brilha a luz de Cristo ressuscitado com a qual iniciámos esta vigília. O vosso Baptismo, Confirmação e o passardes a alimentar-vos na Eucaristia constitui para nós também um estímulo para vivermos de maneira mais consciente e profunda a nossa fé, para a celebrarmos, mais enriquecidos, convosco e a testemunharmos”, afirmou o Prelado que mais tarde lhes dirigiu um apelo. “Recordai-vos do que aconteceu aos apóstolos na manhã de Pentecostes, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, que passaram a homens corajosos, arrojados e destemidos que nunca mais ninguém calou ou assustou. É desse testemunho que a nossa Igreja diocesana precisa. De vós e de todos nós. Não podemos viver uma fé envergonhada. Somos cristãos permanentemente. Sermos cristãos é algo que caracteriza toda a nossa vida e que se deve reflectir nas nossas opções, gestos e atitudes. Na nossa intervenção na vida social, cultural e política. É aí que somos chamados a viver e a testemunhar a nossa fé”, disse. Na celebração receberam então o Sacramento da Confirmação 33 adultos da paróquia da Sé de Faro e 5 pessoas da mesma comunidade paroquial mais uma de Moncarapacho receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã. Os eleitos foram ungidos com o óleo dos catecúmenos no decorrer de uma celebração que teve lugar também na Sé Catedral, na manhã de sábado.