Para além da paróquia anfitriã, também estiveram presentes as paróquias de Estombar, incluindo a comunidade da Mexilhoeira da Carregação, de Santa Maria de Lagos, de Silves e o vicariato de São Francisco de Assis do Parchal. As paróquias de São Clemente de Loulé, Albufeira e Pêra foram as participantes da vigararia de Loulé. Tendo início pelas 10 horas, com a apresentação dos grupos paroquiais e a oração da manhã, esta iniciativa foi promovida pelo Centro Diocesano de Acólitos, e orientada pelo padre Carlos de Aquino, seu assistente. O papel do acólitos e a formação sobre a Eucaristia foram temas abordados neste encontro, que contou com o almoço partilhado por todos os acólitos participantes. Houve também uma formação catequética sobre a Semana Santa orientado pelo seminarista Miguel Neto, tendo o encontro culminado por volta das 17 horas.