A Base de Campo localiza-se em Vale Pegas, nas antigas instalações da Escola do 1.º Ciclo desta localidade, cedidas pela autarquia de Albufeira. O edifício tem duas camaratas, uma feminina e outra masculina, ambas com capacidade para 15 pessoas. Dispõe ainda de uma cozinha totalmente equipada, escritório e casas de banho. Este novo espaço vem permitir a realização das várias actividades do Agrupamento, já que o número de escutas tem vindo a crescer de ano para ano. "Esta base de campo adequa-se perfeitamente ao tipo de acções que desenvolvemos, com imenso espaço ao ar livre, que permite estar em contacto com a natureza. Toda a envolvente é mesmo o nosso espírito”, salientou Paulo Curado, chefe adjunto do Agrupamento 1009. O espaço permitirá também acolher outros agrupamentos de visita à localidade ou região. “Se uma equipa, patrulha ou grupo de um agrupamento fora da região quiser visitar o Algarve, poderá acantonar aqui, mediante o pagamento de uma taxa simbólica. Vamos igualmente preparar o espaço exterior para possibilitar acampamentos”, acrescentou Paulo Curado. Um dos momentos de destaque da cerimónia foi a assinatura dos protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal e a paróquia de Paderne e os escutas de Paderne. O município cedeu à paróquia as instalações da antiga escola para que esta as disponibilize ao Agrupamento 1009. A autarquia concedeu ainda uma comparticipação financeira no valor de 5 mil euros, para que os escutas possam dar continuidade à formação dos jovens do concelho, através da realização de actividades lúdicas e pedagógicas. “Sem o apoio da Câmara Municipal seria muito difícil conseguirmos programar um ano de actividades, com todas as despesas inerentes”, confessa o chefe adjunto do Agrupamento. Para o presidente da autarquia, Desidério Silva, este apoio pretende ajudar o Agrupamento a alcançar os seus objectivos, assegurando o cumprimento do Plano de Actividades traçado para o corrente ano. “Queremos que os nossos jovens recebam formação e tenham uma postura activa na sociedade. Os escutas promovem o desenvolvimento dos mais novos, incutindo-lhes um sistema de valores, onde a honra, a amizade, o respeito e a disciplina prevalecem. É importante prestarmos o nosso contributo para um futuro melhor”, destacou o edil.