Sexta-feira 29 de Novembro de 2019
Inicio / Noticias / Aldeia dos Querubins é o projecto que a paróquia tem em mãos

Aldeia dos Querubins é o projecto que a paróquia tem em mãos

Num terreno, em frente à escola EB 2/3, com cerca de 14 mil metros quadrados, doado pela Câmara Municipal de Portimão, o novo infantário terá capacidade para acolher 300 crianças, a partir dos 3 meses, desde a Creche ao Pré-escolar e ATL. O padre Domingos da Costa garante que vai buscar o dinheiro “ao sítio do costume” e que os paroquianos já têm algumas certezas. Sabem que “a Igreja é a melhor aliada da população” e que “o que começamos, levamos até ao fim”. Para este projecto, diz não contar com uma significativa ajuda por parte de Colónia, sobretudo porque “a Alemanha está em crise económica”. “A Igreja é o maior empregador do País e quando a Igreja faz alguma coisa, o Estado apoia e não vai construir um empreendimento semelhante para destruir a obra da Igreja. Aqui é ao contrário. Cá, os investimentos multiplicam-se e por isso o nosso País nunca avançará e está condenado a ser sempre pobre”, critica. Segundo o padre Domingos da Costa, “o único subsídio alemão que o projecto terá garantido será o ofertório das Eucaristias de um fim-de-semana anual, quando vou substituir um pároco local”. “Rende cerca de 5000 euros”, complementa o sacerdote, acrescentando que conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Portimão. Para a Segurança Social vão também palavras duras. “Desde 2001, cortou-me o subsídio de 23 crianças do Infantário por causa das áreas do edifício. Estamos há 2 anos no novo edifício com áreas mais que suficientes e ainda não retomou o subsídio”, reivindica o sacerdote deixando antever uma relação menos fácil com o Estado. “Quiseram-nos proibir de transferir as crianças para o Centro Juvenil de Alcalar e proibir de admitir mais crianças para o infantário”, adverte.

Verifique também