Com vista a ultimar a participação dos algarvios maiores de 16 anos (feitos até 31 de Julho de 2005) neste encontro mundial da juventude, o Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) está a promover, desde o início deste ano, um período de inscrições para todos os que queiram participar no evento. As modalidades de participação dos algarvios serão três: de autocarro com passagem, uma semana antes, pela comunidade ecuménica de Taizé, em França; de autocarro directo para Colónia para participação exclusiva na JMJ (com duas paragens para dormida, uma na ida e outra na volta); e de avião directo para Colónia, também para participação exclusiva na JMJ. As inscrições para as duas modalidades de autocarro serão aceites até dia 30 deste mês, enquanto as inscrições com transporte de avião já se encontram encerradas. Segundo adiantou a organização, «por motivos de reserva das passagens aéreas, o prazo de inscrição na modalidade de avião terminou no passado dia 28 de Fevereiro, ficando, a partir de agora, qualquer interessado nessa modalidade, sujeito a novas condições». Todos os jovens participantes algarvios irão pagar 200 euros para inscrição em Colónia. Este valor inclui a estadia em Colónia com alojamento em escolas ou centros comunitários, alimentação completa, um passe para transportes públicos, um seguro e um saco do peregrino com material indentificativo e informativo. Os peregrinos com viagem de avião irão pagar mais 270 euros, incluindo este valor, para além do transporte, o transfer do aeroporto de Dusseldorf para o local de alojamento, um kit composto por um pólo com identificação da nacionalidade, uma bandeira nacional, uma bolsa para documentos e um cachecol e um boné identificativos da diocese. Os jovens que se inscrevam na modalidade por Taizé irão pagar mais 200 euros (excepto os maiores de 30 anos que pagarão mais 235 euros), o que inclui, para além da viagem, a estadia em Taizé com alojamento para 7 noites e alimentação para 20 refeições e o kit de identificação. Os inscritos na terceira modalidade irão pagar igualmente mais 200 euros, incluindo o mesmo da primeira modalidade, excepto o transfer. Condição para participação dos algarvios neste encontro mundial da juventude com o Sumo Pontífice é ainda a participação nos 3 encontros de preparação (2 dos quais já realizados), promovidos pela organização, participação nas catequeses de preparação da JMJ, na paróquia de origem e ainda a participação na Jornada Diocesana da Juventude, este fim-de-semana na Mexilhoeira Grande. É ainda intenção do SDPJ promover uma Celebração de Envio dos jovens algarvios que irão participar no encontro em Agosto. Para além da informação que tem sido disponibilizada para as paróquias, o SDPJ tem também procurado informar os jovens interessados, através deste Portal da diocese do Algarve na Internet, onde foi criado um espaço próprio, na página de entrada, destinado a informações complementares. A organização garante que, «como se esperava, tem havido adesão dos jovens algarvios para as inscrições, embora seja previsivel que participação algarvia não seja tão numerosa como em Roma». Recorde-se que a diocese algarvia tem marcado presença nas últimas Jornadas Mundiais da Juventude, particularmente nos últimos anos, sendo mais significativa a sua participação em Paris e Roma, em 1997 e 2000, quando foi representada, respectivamente, por 150 e 400 jovens.