Os jovens agora confirmados na fé, conheceram alguns catequistas durante a sua caminhada espiritual. Presentemente, depois de terem iniciado com o actual pároco, o padre Manuel Rodrigues, a preparação prévia para a recepção do Sacramento, irão continuar a dar seguimento à sua caminhada com o sacerdote. Segundo o catequista Luís Manhita, «o Crisma veio marcar uma etapa muito importante na vida daquela comunidade», pois foi «um sinal muito forte da presença de Deus e da acção do seu amor nas pessoas» do Patacão, «uma comunidade que tem sede de Deus». Há cerca de 5 anos, alguns catequistas jovens da paróquia de São Pedro sentiram «um forte apelo à missão» e descobriram bem perto da cidade de Faro esse oportunidade de missão que tanto queriam. Iniciaram então um trabalho de catequese junto dos mais novos. Conforme testemunha Luís Manhita, «a comunidade foi surgindo e as pessoas foram conhecendo Deus cada vez mais e melhor, e quanto mais O conhecem mais O amam e mais querem saber sobre Ele». Actualmente, existem na comunidade do Patacão para além de cerca de 130 crianças na catequese, um grupo de catequese de adultos, um grupo de acólitos e um grupo coral. Para Luís Manhita,«são cada vez mais evidentes os sinais que Deus de que é necessário continuar este trabalho». Assim, uma das próximas metas será a concretização de um antigo sonho do anterior pároco, o padre António Patrício, o da construição da igreja paroquial dedicada a São Paulo.