João Cabral, colaborador do Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve para as iniciativas relacionadas com a comunidade ecuménica de Taizé, explicou que apenas foram formalizadas 14 inscrições relativas a jovens de Aljezur e Quarteira. No entanto, foram cerca de 20 os participantes algarvios que estiveram na capital belga, de 29 de Dezembro a 2 de Janeiro, oriundos das paróquias de Ferreiras, Quarteira (comunidade de Pereiras), São Pedro de Faro e sobretudo de Loulé. Os jovens de Ferreiras e São Pedro de Faro deslocaram-se à Bélgica de avião, enquanto os de Pereiras e Loulé associaram-se à organização do Patriarcado de Lisboa que seguiu de autocarro. O responsável da Diocese do Algarve pela espiritualidade de Taizé já lamentou não ter tido conhecimento da intenção de participação no encontro dos jovens de algumas destas comunidades algarvias, o que a somar aos que inicialmente estavam inscritos teria permitido avançar com a ida de todos a Bruxelas. Fica agora a intenção da participação algarvia no próximo Encontro Europeu de Taizé que, conforme anunciado, terá lugar entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro na Polónia, na cidade de Poznan. Porém, antes desta presença, há ainda uma outra que ocorre já aos jovens algarvios e que certamente os mobilizará em grande número para uma outra etapa da “Peregrinação de Confiança através da Terra” implementada pela comunidade ecuménica francesa e que terá lugar, de 8 a 10 de Maio deste ano, na vizinha cidade de Sevilha. Este será o primeiro encontro que se organiza no sul de Espanha, a convite da delegação da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Sevilha e em colaboração com a Comunidade de Taizé. O irmão Aloïs, prior de Taizé, juntamente com vários irmãos, estará presente.