Do programa do dia, que terá início pelas 10 horas com a Eucaristia, consta pelas 11 horas a apresentação geral do Programa Diocesano de Pastoral com uma introdução pelo Bispo diocesano, D. Manuel Quintas, sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, seguindo-se depois uma abordagem concreta às directrizes do plano pastoral, explanada pelo vigário episcopal para a pastoral, o cónego José Pedro Martins. De manhã haverá ainda tempo para uma referência às áreas da Família, das Vocações e da Caridade que o programa continua a privilegiar. Após o almoço, retoma-se os trabalhos pelas 14.30 horas para apresentação de testemunhos de preparação e sequência em algumas paróquias por onde já passou a imagem peregrina de Fátima. Após a apresentação geral, novamente pelo vigário episcopal para a pastoral, seguir-se-ão então as partilhas paroquiais. Será ainda feita uma alusão ao CEFLA – Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve, à Pastoral Litúrgica e à Pastoral da Saúde. As conclusões no encerramento do dia ficarão a cargo do Bispo diocesano, pelas 16.30 horas, seguindo-se pelas 17 horas a oração de vésperas e a despedida. Ao longo de todo o dia da Assembleia Diocesana estará ainda patente uma exposição sobre a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima às paróquias que já a receberam.