Um comunicado enviado à Agência Ecclesia dá conta que, para além dos bispos portugueses, estarão presentes dois delegados de cada diocese, "particularmente responsabilizados no campo da pastoral social". Do Algarve estará presente o presidente da Caritas Diocesana, Carlos Oliveira. A jornada que começa esta tarde e termina no dia 18, quinta-feira pelas 14 horas, vai contar com a ajuda de "alguns professores da Universidade Católica Portuguesa", do Secretário da Comissão de Assuntos Sociais da Conferência Episcopal Francesa, o padre Jacques Turck, entre outras individualidades. O mesmo comunicado aponta que as conclusões das Jornadas serão apresentadas à comunicação social na tarde de quinta-feira, às 14 horas. O padre Manuel Morujão, porta-voz da CEP afirma ainda que "eventualmente serão abordados alguns pontos da breve Assembleia Plenária dos Bispos que terá lugar na manhã do dia 18". Na conferência de imprensa estará presente D. Jorge Ortiga, presidente da CEP, o vice-presidente, D. António Marto, o padre Manuel Morujão, secretário da CEP e ainda D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social.