A abertura da visita, que se prolonga até dia 12 deste mês, teve lugar na igreja de Estômbar com a celebração da Eucaristia pelas 11.45 horas. À tarde o Bispo diocesano presidiu à Celebração Eucaristica na Mexilhoeira da Carregação, pelas 15 horas e no Parchal, pelas 16.30 horas. D. Manuel Quintas tem vindo a visitar ao longo da semana as diversas entidades e instituições, bem como a encontrar-se com os conselhos pastorais, serviços paroquiais e movimentos de cada comunidade. No entanto, a Visita Pastoral teve de ser interrompida nos dias 7 e 8 em virtude do falecimento do Arcebispo Emérito de Évora, D. David de Sousa. D. Manuel Quintas, em representação da diocese do Algarve, esteve presente na missa exequial (dia 7), bem como na celebração das exéquias na Catedral de Évora (dia 8). Na quinta-feira, dia 9, o Prelado retoma a visita Pastoral e encontra-se com a direcção da cooperativa CHE Lagoense, visita as suas instalações e preside à celebração de bênção e lançamento da primeira pedra de novo infantário. Pelas 11.30 horas visita alguns doentes no Parchal e após o almoço visita as Escolas EB l e EB 2.3 daquela freguesia. Às l7.00 horas preside à celebração da Eucaristia na igreja do vicariato e à noite encontra-se na Mexilhoeira com os catequistas, coordenadores da Catequese de Adultos e dirigentes do CNE – Corpo Nacional de Escutas das três comunidades. Dia 10 de Fevereiro, D. Manuel Quintas visita o infantário do Centro Paroquial de Estômbar, o aldeamento turístico “Boca do Rio” e a Escola EB l na Mexilhoeira da Carregação. À tarde preside à celebração da Eucaristia em Estômbar e encontra-se com o grupo de jovens crismandos. À noite reune-se com as colectividades das três comunidades, no salão da Mexilhoeira da Carregação. Dia 11, sábado, encontra-se à tarde, na igreja local, com as crianças, adolescentes, jovens e respectivos pais das três comunidade, primeiro no vicariato do Parchal, pelas 15 horas, depois na Mexilhoeira da Carregação, pelas 16 horas, e por fim, em Estômbar pelas 17 horas. O último dia desta Visita Pastoral, domingo, dia 12 de Fevereiro, será marcado pelo seu encerramento que acontecerá, pelas 9.30 horas, com a Eucaristia na Mexilhoeira da Carregação, seguida da celebração de bênção e lançamento da primeira pedra do novo infantário do Centro Paroquial de Estômbar. Em Estômbar, o encerramento ocorrerá na Eucaristia das 12 horas e no Parchal na Eucaristia das 15.30 horas. Nas duas celebrações será administrado o Sacramento da Confirmação.