Em Faro, as paróquias uniram-se na celebração desta solenidade que foi presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Na igreja paroquial de São Luís, os grupos sucederam-se na adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 12 horas, decorrendo ao final da tarde, a partir dali, a procissão que terminou na igreja paroquial de São Pedro. Muitas centenas de pessoas, particularmente de crianças que realizaram naquele dia a sua Primeira Comunhão, acompanharam o cortejo litúrgico até à matriz de Faro com o Santíssimo Sacramento a ser transportado pelo Bispo do Algarve. Chegado ao Largo de São Pedro, que se encheu de pessoas, o Prelado classificou aquela iniciativa como uma “afirmação solene e pública de fé na Eucaristia”. D. Manuel Quintas lembrou que “a Eucaristia é o tesouro por excelência, a preciosa herança que o Senhor deixou aos seus discípulos e que a Igreja acolhe agradecida e transmite com amor, da qual faz memória quotidiana e seu alimento de vida eterna, adora-a e contempla, deixando moldar por ela a própria existência”. “Ainda que os sentidos apontem para o que vemos, tocamos e saboreamos, a fé assegura-nos que, no pão e vinho consagrados, está presente Jesus Cristo, de modo único, por ser substancial, e de modo pleno enquanto Deus e enquanto homem”, observou. Lembrando que “a Eucaristia é verdadeiramente e por excelência mistério da fé”, o Bispo diocesano explicou que “a fé de Igreja é essencialmente eucarística e alimenta-se de modo particular à mesa da Eucaristia”. “Graças à Eucaristia a Igreja renasce sempre de novo”, complementou, acrescentando que “quanto mais viva for a fé eucarística do povo de Deus, tanto mais profunda será a sua participação na vida eclesial, por meio da adesão convicta à missão que Cristo confiou aos seus discípulos”. Constatando que a celebração da solenidade caracteriza-se, desde há muitos séculos, por aquela procissão eucarística, o Bispo do Algarve ajudou a entender aquele gesto que caracterizou “cheio de significado”. “Ao transportar a Eucaristia pelas ruas das nossas cidades, vilas e aldeias queremos que Cristo entre no nosso coração e na nossa vida, que percorra os caminhos que percorremos, que entre nas nossas casas e locais de trabalho, que tome parte connosco, na transformação deste mundo. Queremos levar a Eucaristia para a nossa vida para que ela se torne com Cristo, Eucaristia permanente, conscientes de que a Eucaristia é verdadeiramente a fonte e o cume da vida cristã e de toda a vida da Igreja”, afirmou, apelando a uma vida de “permanente coerência eucarística”. A propósito referiu que “o culto agradável a Deus nunca é um acto meramente privado, sem consequências nas relações sociais”, antes “requer o testemunho público da própria fé”. “Cientes da sua grave responsabilidade social, os legisladores católicos devem sentir-se particularmente interpelados pela sua consciência, rectamente formada, a apresentar e a apoiar leis inspiradas nos valores impressos na natureza humana. Tudo isto tem uma ligação objectiva com a Eucaristia”, justificou. Citando o Papa, D. Manuel Quintas frisou que “a coerência eucarística que este sacramento reclama conduz ao anuncio de Cristo e ao testemunho de tudo o que a Eucaristia opera na vida” de cada fiel. “Não podemos reservar para nós o amor que celebramos neste sacramento”, observou para o Bispo diocesano, destacando que “uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária”. “Quanto mais vivo for o amor pela Eucaristia no coração do povo cristão, tanto mais clara lhe será a incumbência da missão”, considerou, constatando que “a Eucaristia impele todo o que acredita em Cristo a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno”. A terminar, o Bispo do Algarve pediu aos cristãos que se deixem moldar pela Eucaristia de modo a que toda a sua existência se torne eucarística, ou seja “fraterna, missionária, comunitária e ministerial”. Exortou ainda à “participação mais consciente e fiel na Eucaristia dominical”, à “participação mais frequente na adoração eucarística das paróquias”, à “visita habitual ao Santíssimo Sacramento”, ao “compromisso pessoal de transformação do mundo”. Mais fotos na Galeria de Imagens
Noticias
Bispo do Algarve pediu aos algarvios vida de “permanente coerência eucarística”
14



