Segundo D. Manuel Neto Quintas, o lugar das Sesmarias, na confluência das freguesias de Estombar, Ferragudo, Lagoa e Carvoeiro, “fica no extremo daquelas zonas e, em relação ao futuro, talvez fosse necessário ali construir uma igreja”. Até porque, explica o Prelado, “a capela de Vale D’El Rei está sempre cheia e a de Carvoeiro também”. Talvez aproveitando o facto de a Câmara de Lagoa já ter afirmado possuir alguns terrenos na zona, a questão passará agora por encontrar o espaço, “desejo” já manifestado pelo Bispo do Algarve. D. Manuel Quintas lembra que os residentes nas Sesmarias dividem-se, “tendo de se deslocar para frequentar as diferentes paróquias de Estombar, Ferragudo, Lagoa e Carvoeiro” e que “seria com eles que era preciso começar” o futuro núcleo.