Sexta-feira 23 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Bispo do Algarve quer padres com “marca de santidade”

Bispo do Algarve quer padres com “marca de santidade”

Na sua homilia, marcada pelo discurso directo aos sacerdotes que teve por base a exortação apostólica de João Paulo II “Pastores Dabo Vobis”, o Bispo do Algarve sublinhou o sentido da participação no sacerdócio de Cristo, salientou a importância da renovação das promessas sacerdotais, deixou apelos, enumerou alguns desafios que se colocam hoje no exercício do ministério e apontou as opções pastorais prioritárias. Em dia de Quinta-feira Santa, o dia da instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial, o presbitério algarvio, reunido em torno do seu Bispo, elevou a Deus uma oração pelo dom recebido na ordenação. Foram ainda benzidos os óleos para a unção nos sacramentos da iniciação cristã, nos Sacramentos da Ordem e da Santa Unção. Participação no sacerdócio de Cristo e renovação das promessas Na sua intervenção, D. Manuel Neto Quintas começou por lembrar que “o presbítero encontra a verdade plena da sua identidade na participação específica e na continuação do próprio Cristo, sumo e único Sacerdote”. “A nossa vida e o nosso ministério são a continuação da vida e da acção do próprio Cristo”, afirmou o Bispo diocesano. A propósito da renovação das promessas sacerdotais, que os presbíteros em comunhão com o seu Bispo acabariam por realizar, D. Manuel Quintas recordou o sentido do gesto. “A Igreja pede-nos que reafirmemos, com um vigor renovado e rejuvenescido pelo Espírito, a fidelidade aos apelos do mesmo Espírito que nos ungiu, bem como a disponibilidade em servir a Igreja. Fidelidade e disponibilidade supõem uma íntima união e configuração com Cristo, renunciando a nós mesmo por amor de Cristo e da Igreja”, clarificou o Prelado. Apelos ao presbitério Começando por deixar alguns apelos aos sacerdotes, D. Manuel Quintas pediu-lhes que “em docilidade ao Espírito” vivam “em fidelidade ao dom do ministério” que a Igreja lhes confiou. Na mesma “docilidade ao Espírito”, o Bispo diocesano deixou claro que quer “sacerdotes radical e integralmente imersos no mistério de Cristo, marcados por profunda comunhão com o Papa, os Bispos e o Colégio Presbiteral e por uma fecunda colaboração com os leigos no respeito e na promoção dos diversos carismas e ministérios na comunidade”. Ainda “em docilidade ao Espírito”, o Pastor da Igreja algarvia mostrou que quer sacerdotes com “a coragem de dedicar mais tempo à vida espiritual”. Tudo tendo em vista o “chamamento à santidade” que brota do Sacramento da Ordem. D. Manuel Quintas quer que “esta comunhão íntima com o Espírito de Cristo” se exprima também “no fervor da oração e na caridade pastoral de um ministério incansavelmente orientado para a salvação dos irmãos”. Numa expressão, na “santificação pessoal” de todos, padres e Bispo incluído. E explicou melhor a importância de serem modelos de santidade. “Os nossos contemporâneos reclamam e esperam de nós simplicidade de vida, espírito de oração, caridade para com todos, obediência e humildade, desapego de nós mesmos. Sem esta marca de santidade, dificilmente a nossa palavra fará a sua caminhada até atingir o coração do homem de hoje”.E, na opinião de D. Manuel Quintas, esta caminhada de santificação pode ser até a solução para outras dificuldades que a Igreja atravessa. “Podemos vir a ser cada vez menos e cada vez mais idosos… Todavia se progredirmos no caminho de santidade, estou certo de que essas limitações não se farão sentir junto das nossas comunidades. O nosso testemunho ultrapassará, de longe, tudo o que poderíamos promover e realizar se fôssemos mais e mais novos”, afirmou. Desafios ao ministério e prioridades pastorais para a Igreja algarvia Depois de enumerar alguns desafios que se colocam hoje ao exercício do ministério, como “a ignorância religiosa e a limitada incidência da fé na vida”, “o relativismo redutor de princípios e valores que confunde pessoas de fé menos esclarecida”, “o subjectivismo da fé segundo uma adesão ao que agrada e não questiona os próprios hábitos, consequência de um individualismo que pode levar a um subjectivismo pastoral”, “a adesão parcial e condicionada à Igreja que influencia negativamente o surgir de novas vocações sacerdotais”, o Bispo diocesano apontou três “opções pastorais que continuarão a constar do Programa Pastoral” da diocese algarvia, para as quais pediu o “empenho” de todos. “A formação e o aprofundamento da fé”, que seja “referência dos critérios que inspiram atitudes e comportamentos”, foi o primeiro aspecto referido pelo Prelado, seguindo-se a “pastoral das vocações”, “assumida como um novo, vigoroso e mais decidido compromisso” e a “pastoral da família” pelo que esta é para a sociedade e para a Igreja.

Verifique também