D. Manuel Neto Quintas assinou o decreto referente às nomeações eclesiásticas, as quais, neste Ano Sacerdotal, expressam “comunhão entre o Bispo e os presbíteros, traduzida na solicitude pastoral por todas as comunidades cristãs, pelas quais entregam a sua vida no exercício do seu ministério”. “O Ano Sacerdotal, que estamos a viver, proporcionará a todo o povo de Deus, a possibilidade de tomar maior consciência do dom que os sacerdotes constituem para a Igreja e para a própria humanidade. Verdadeiramente o sacerdócio é o amor do Coração de Jesus, como referia o Cura d’Ars. Igualmente manifestam a resposta possível face às necessidades e às urgências pastorais da nossa Igreja diocesana, perante o realismo e o número diminuto do nosso presbitério, se bem que generoso e dedicado, reclamam o envolvimento de todos para o bom desempenho da sua missão pastoral”, reconhece o Bispo diocesano. D. Manuel Quintas deixa um convite a toda “a Igreja diocesana a dar graças ao Senhor, pela disponibilidade” manifestada por quantos agora pede uma nova missão. “Disponibilidade que, como pude testemunhar, é fruto de um grande espírito de fé, de generosidade e de amor à nossa Igreja diocesana. Espero a mesma disponibilidade e o mesmo sentido eclesial das comunidades envolvidas neste processo, seja na gratidão e no reconhecimento a quem parte, seja no acolhimento e na colaboração corresponsável com quem chega”, apela. O Bispo do Algarve nomeou então como párocos “in solidum” de São Clemente e São Sebastião de Loulé, o padre Henrique Varela (moderador) e o padre António de Freitas. Para as paróquias de Santa Maria e Santiago de Tavira, Santo Estêvão de Cachopo, Nossa Senhora da Conceição de Martinlongo e São Pedro de Vaqueiros, D. Manuel Quintas nomeou o padre Dinis Faísca (moderador) e o padre Flávio Martins como párocos “in solidum”. Para a paróquia de Nossa Senhora da Assunção da Sé de Faro, o Prelado nomeou como pároco o cónego José Pedro Martins e, como pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Matriz de Portimão, o padre Mário de Sousa. D. Manuel Quintas nomeou ainda como vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Quarteira o padre Miguel Mário Neto. Para o Seminário diocesano de São José, o Bispo do Algarve nomeou o cónego José Pedro Martins como reitor, o padre Pedro Manuel como prefeito e ecónomo, o padre Manuel Rodrigues como director espiritual e o padre Dinis Faísca como responsável pelo acompanhamento psicopedagógico. O decreto conclui com a invocação da “protecção maternal de Maria, a Senhora Peregrina de Fátima, que vai percorrendo e congregando a nossa Igreja Diocesana, em comum peregrinação ao encontro de Cristo, a nova missão destes sacerdotes, bem como as comunidades a eles confiadas.” Relativamente às tomadas de posse dos novos párocos, o cónego José Pedro Martins, tomará posse como pároco da Sé de Faro no dia 5 de Setembro próximo, na Eucaristia das 18h. O padre António de Freitas tomará posse no dia seguinte, 6 de Setembro, na Eucaristia das 11.30h na igreja matriz e o padre Mário de Sousa tomará posse no mesmo dia, 6 de Setembro, na Eucaristia das 18h. Já os padres Dinis Faísca e Flávio Martins tomarão posse em data a combinar, após meados de Setembro.