Quinta-feira 22 de Agosto de 2019
Inicio / Noticias / Bispo do Algarve visita a paróquia da Mexilhoeira Grande

Bispo do Algarve visita a paróquia da Mexilhoeira Grande

D. Manuel Neto Quintas, de 7 a 14 deste mês, encontra-se então com as sete comunidades (Mexilhoeira Grande, Alcalar, Arão, Figueira, Montes de Cima, Pereira e Senhora do Verde) que compõem aquela paróquia do Barlavento algarvio. Assim, logo no primeiro dia, o Bispo do Algarve será acolhido pelas 10.30 horas no adro da igreja paroquial da Mexilhoeira Grande, seguindo-se a Eucaristia meia hora depois. O almoço partilhado com todas as comunidades terá lugar no salão paroquial e pelas 15 horas serão benzidas e inauguradas as obras de restauro do Lar de Idosos. Uma hora depois haverá uma oração com doentes tendo precisamente como intenção todos aqueles que padecem de algum sofrimento.Às 17 horas, D. Manuel Quintas encontra-se com o Conselho Pastoral paroquial, seguindo-se pelas 19 horas celebração da Eucaristia na capela da aldeia de São José de Alcalar. À noite, o Bispo diocesano encontrar-se-á com voluntários do Centro Paroquial. No segundo dia de Visita Pastoral, dia 8 de Maio, D. Manuel Quintas visitará pelas 9 horas a aldeia de São José de Alcalar e o Jardim Infantil. Depois do almoço, visitará então, pelas 13 horas, a escola da Senhora do Verde e às 15 horas a CRACEP. Uma hora depois será a vez do ATL. Pelas 19.30 horas o Prelado presidirá à Eucaristia em Arão, seguida de um jantar-convívio. Na terça-feira, dia 9, D. Manuel Quintas visita pelas 8.30 horas a Escola EB 2 e o ATL. Após o almoço, irá à Junta de Freguesia pelas 15 horas e de seguida ao Centro de Saúde. Pelas 19.30 horas preside à celebração da Eucaristia na Pereira, seguindo-se um jantar-convívio. Na quarta-feira, dia 10, visita pelas 8.30 horas a Escola EB1 da Mexilhoeira Grande, o infantário público e alguns doentes. Pelas 12 horas almoça no Lar de Idosos e às 14 horas retoma a visita à Escola EB1 da Mexilhoeira Grande. De seguida encontra-se com mais alguns doentes e já pelas 19.30 horas preside à Celebração Eucarística na Figueira que assinala o 20º aniversário da sagração da igreja local. À noite encontra-se, no Lar de Idosos, com um grupo de Mensageiros. O quinto dia, 11 de Maio, D. Manuel Quintas visita pelas 9 horas a Escola da Figueira, o Infantário e alguns doentes. Pelas 14 horas encontra-se com funcionários do Centro Paroquial e visita alguns doentes da Aldeia de São José de Alcalar. Ao final da tarde, pelas 19.30 horas, preside à Eucaristia na Senhora do Verde, seguindo-se um jantar-convívio. À noite, pelas 21.30 horas encontra-se com os grupos bíblicos e de catequese de adultos. Na sexta-feira, dia 12 de Maio, o Bispo diocesano visitará a sede da paróquia. Após o almoço, haverá um tempo livre para encontros pessoais e pelas 19.30 horas preside à Eucaristia nos Montes de Cima, o­nde haverá também um jantar-convívio. À noite, pelas 21.30 horas encontra-se, no Lar de Idosos, com estudantes universitários e demais pessoas com formação universitária já concluída. No sábado, dia 13 de Maio, D. Manuel Quintas encontra-se com as crianças da catequese paroquial pelas 9 horas, seguindo-se uma hora depois a Eucaristia. Às 11 horas encontra-se com os catequistas e uma hora mais tarde com os jovens e os acólitos. Depois do almoço com os jovens, visitará pelas 15 horas o Clube da Mexilhoeira. Pelas 16 horas encontra-se com comerciantes e empresários locais e pelas 17.30 horas será a vez de visitar o clube da Figueira. Às 18.30 horas encontra-se com os jovens em preparação para receber o Sacramento do Crisma e pelas 21 horas presidirá, ainda na Figueira, a uma celebração mariana seguida de procissão de velas. O último dia da Visita Pastoral terá início com a Eucaristia de encerramento, pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12.30 horas a inauguração das obras do espaço envolvente da igreja paroquial e a cerimónia de assinatura do documento de garantia de direito da propriedade do adro. Pelas 13 horas segue-se um almoço-convívio com os jovens crismados, catequistas, Conselho Pastoral e demais convidados e pelas 15.30 horas, na igreja da Figueira, presidirá à celebração de envio e ao lançamento do livro “30 anos do Rancho Folclórico local”. Seguir-se-á um lanche-convívio abrilhantado pela actuação do Ranho Folclórico.

Verifique também