No primeiro dia, D. Manuel Neto Quintas começará por visitar duas comunidades da paróquia de Lagoa, Vale D’El Rei e Carvoeiro. À primeira chegará pelas 8.45 horas para presidir à celebração da Eucaristia às 9 horas e na segunda celebrará nova Eucaristia pelas 10.30 horas. A recepção na sede da paróquia de Lagoa terá lugar pelas 11.45 horas na igreja matriz. Pelas 12 horas o Bispo diocesano presidirá à Eucaristia na qual administrará o Sacramento do Baptismo. À tarde o Prelado encontrar-se-á com as crianças da catequese e respectivos pais, pelas 16 horas, e, hora e meia mais tarde, reunir-se-á com um grupo de crismandos. Na segunda-feira, dia 22, presidirá à celebração da Eucaristia pelas 9 horas em Lagoa, seguindo-se, pelas 10.30 horas uma visita à Escola EB1 de Vale D’El Rei. Depois do almoço visitará a Escola Secundária de Lagoa – ESPAMOL e à noite encontrar-se-á, pelas 21 horas, com agentes da Pastoral Litúrgica. O terceiro dia de Visita Pastoral será iniciado com um encontro na Escola EB1 de Alfanzina, seguindo-se a visita à Câmara Municipal. À tarde, pelas 15 horas, D. Manuel Quintas visitará a Escola Internacional do Algarve. Pelas 18 horas, presdide à Eucaristia em Lagoa e à noite, pelas 21 horas, encontra-se com agentes da Pastoral Sócio-caritativa. Na quarta-feira, dia 24, visitará a GNR, pelas 10 horas e meia hora mais tarde a Junta de Freguesia de Lagoa. Às 11 horas encontrar-se-á com a comunidade educativa da Escola EB1 de Lagoa e Jardim-de-Infância de Lagoa. Após o almoço, encontra-se com elementos dos movimentos e associações religiosas pelas 15 horas. Às 17 horas preside à celebração da Eucaristia no Carvoeiro e, duas horas depois, reúne-se com a direcção da Santa Casa da Misericórdia de Lagoa. À noite a reunião será com os membros do movimento do Caminho Neocatecumenal. Na quinta-feira, o Bispo do Algarve visita a Escola EB 2/3 Jacinto Correia, pelas 10 horas, e à tarde, pelas 15 horas, visita o Hospital Santa Isabel, o Lar “O Nosso Ninho” e o infantário “A Colmeia”. Pelas 18 horas preside à Celebração Eucarística em Lagoa e à noite, pelas 21 horas encontra-se com noivos, pais e padrinhos que frequentam, respectivamente, o CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio e as preparações para a recepção do Sacramento do Baptismo. Na sexta-feira, dia 26, D. Manuel Quintas inicia o dia com mais uma celebração da Eucaristia e, pelas 10.30 horas, visita a Junta de Freguesia do Carvoeiro. À tarde, pelas 16 horas, visita a localidade de Vale D’El Rei e, pelas 18 horas, preside a uma celebração penitencial. Depois do jantar reúne-se com os catequistas da sede da paróquia e das duas comunidades. No sábado, dia 27, o dia de encerramento da Visita Pastoral, o Bispo diocesano encontra-se, pelas 10 horas, com o grupo de acólitos, seguindo-se uma hora mais tarde a visita aos Bombeiros Voluntários. Pelas 15 horas D. Manuel Quintas encontra-se com o agrupamento local do CNE e, pelas 18.30 horas, preside à Eucaristia de encerramento desta visita à paróquia de Lagoa, na qual administrará o Sacramento do Crisma.