A publicação desta obra ocorre na passagem do vigésimo aniversário da eleição de D. Manuel Madureira para Bispo do Algarve, ordenação episcopal e tomada de posse da Diocese. Estas efemérides ficam marcadas com a presente publicação, da responsabilidade da Tipografia União – Folha do Domingo, Lda. Os dois volumes recolhem textos diversos que testemunham a intensa e fecunda acção pastoral e intervenção do Bispo. Mensagens, Notas Pastorais, Homílias, Catequeses e Entrevistas entre outros textos e documentos constituem o núcleo da obra. Durante 16 anos, o então Bispo do Algarve produziu uma obra vastíssima, que ultrapassa as páginas, mais de 600, desta publicação. No que agora se publica, evidencia-se a intervenção profética, segundo os valores do Evangelho, em todas as áreas e sectores da vida do Algarve, dos algarvios e, em especial, da Igreja local e dos cristãos que aqui vivem. Do Turismo à promoção do homem e defesa da vida, passando pela Escola e Educação sem deixar de lado a Juventude, todas as realidades, olhadas e reflectidas, foram objecto de escrita profética. Evidencia-se, com igual vigor e oportunidade, a missão pastoral própria do ministério episcopal, mormente apontando rumos, caminhos e acções de anúncio evangélico, esclarecendo e propondo a doutrina em catequeses que se dirigem a todos. Esta obra documenta a acção de D. Manuel Madureira Dias e contribui para o conhecimento do Algarve e da Igreja diocesana, a partir do olhar de um homem que por aqui passou como Pastor que ama e dá a vida pelo povo ao seu cuidado.