Inicio / Noticias / Câmara de Faro atribuiu medalha de ouro municipal a D. Manuel Madureira Dias

Câmara de Faro atribuiu medalha de ouro municipal a D. Manuel Madureira Dias

A Câmara Municipal de Faro distinguiu no passado dia 7 de Setembro, Dia do Concelho, em Sessão Solene, realizada no Salão Nobre, um conjunto de entidades e personalidades nas quais se incluiu o Bispo Emérito do Algarve, D. Manuel Madureira Dias, a quem foi atribuída a medalha de mérito municipal – grau ouro.Segundo a autarquia, «a preocupação foi abranger entidades e pessoas relevantes representativas de toda a sociedade farense» e, no caso de concreto de D. Manuel Madureira Dias, a distinção é plenamente justificada «pelos 16 anos em que D. Manuel Madureira Dias esteve à frente da Diocese do Algarve, animando, de forma decidida, a vida pastoral da Igreja local, promovendo acções apostólicas e dinamizando a construção de estruturas pastorais como novas igrejas, centros paroquiais e o Centro Pastoral de Ferragudo, por ter manifestado sempre uma especial solicitude para com as pessoas das zonas mais carenciadas, por ter escrito e publicado, para apoio à acção pastoral, um vasto conjunto de catequeses e outros subsídios para formação de adultos e jovens e ainda pelas funções que desempenhou e desempenha como membro da Conferência Episcopal Portuguesa». hspace=1Para além do Bispo Emérito do Algarve, que se fez representar por D. Manuel Neto Quintas, seu sucessor como Bispo do Algarve, foram ainda distiguindos o Primeiro-Ministro, Pedro Santana Lopes, também representado pelo ministro do Turismo, Telmo Correia, presente na cerimónia.A autarquia farense destacou o Primeiro-Ministro de Portugal pela sua decisão «histórica» de criar um Ministério do Turismo e de instalar a Secretaria de Estado do Turismo em Faro.Foram igualmente distinguidos pelo município, a Junta de Andaluzia, o Jornal “O Algarve”, o Hospital Distrital de Faro, a Companhia de Teatro do Algarve – Acta, a AECOPS – Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas, a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, a AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, a CEAL – Confederação dos Empresários do Algarve, a CIMFARO – Casa do Idoso do Meio Rural de Faro, o Conservatório Regional do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a UNIPROFRUTAL – União dos Produtores Hortifrutículas do Algarve, o Ginásio Clube Naval, o arquitecto Carlos Neves (a título póstumo), a professora Sofia Henriques, os desportistas Carlos Costa, José Monteiro e Nuno Vidal.

Verifique também