O sacerdote, distinguido com a medalha de mérito municipal – grau prata, atribuída numa cerimónia que teve lugar na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, foi homenageado sobretudo pela acção pastoral, cultural e social que desenvolve na paróquia do concelho tavirense. Há 25 anos na diocese do Algarve, para além das actividades paroquiais, tem-se dedicado ao estudo da etnografia algarvia. Publicou vários estudos sobre “Tradições Musicais”, Procissão da Ressurreição ou de Aleluia e traje algarvio. É fundador da Escola de Música de São Brás de Alportel, da Casa da Cultura António Bentes, do Museu do Traje do Algarve e co-fundador da rádio local. Em 2002 publicou o livro “Natal no Algarve. Raízes Medievais”, o­nde apresenta, pela primeira vez, um estudo etnográfico sobre o ciclo do Natal. Dá a conhecer os cantares do povo e os grupos de charolas do Concelho. Além disso, investiga a origem dos «pinta-santos» de Santa Catarina da Fonte do Bispo, e realiza no concelho uma recolha de imagens do Menino Jesus.