O trabalho foi orientado pelo cónego José Pedro Martins e nele participaram cerca de 180 catequistas.Não obstante o grande número de participantes, o encontro decorreu com interesse, participação e organização. Assim, logo pela manhã, o trabalho partiu da passagem que o Directório Litúgico consagra às celebrações com crianças. Após uma breve apresentação do mesmo seguiu-se um tempo de reflexão em grupos que depois foi partilhado em plenário e que continuou depois do almoço. Após o plenário, o cónego José Pedro Martins abordou alguns aspectos particulares das missas com crianças dos quais destacou “A Eucaristia e vida cristã das crianças”, “levando as crianças à liturgia e trazendo a liturgia às crianças”, “A Eucaristia, acção da Igreja”, “A Criatividade: experiência da acção litúrgica” e “O objectivo da participação litúrgica: participação interior”. Explanou também algumas considerações referentes aos ritos, aos textos, a atitudes, gestos e movimentos, os meios audiovisuais, a música e o valor do silêncio e concluiu o trabalho, apresentando alguns excertos do Directório Geral da Catequese. O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da diocese algarvia, responsável pela promoção da iniciativa, na pessoa da irmã Maria José Sousa, fez uma breve apresentação e explicação da Campanha Quaresmal da Catequese, já enviada a todos os responsáveis paroquiais, a fim de que os catequistas ali presentes dela tivessem conhecimento.