A actividade, promovida pelo Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA), contou com 41 catequistas participantes, oriundos das paróquias da Matriz de Portimão (3), Estômbar (3), Lagoa (4), Guia (2), Albufeira (8), Quarteira (2), Loulé (6), Conceição de Faro (3), Montenegro (1), Olhão (3) e Tavira (4). O cónego José Pedro Martins, iniciou os trabalhos com uma reflexão sobre “A Realidade da Nossa Catequese”, tendo a irmã Maria José Sousa, responsável pelo SDCIA, abordado, de seguida, os temas do itinerário catequético: Acolhimento, Experiência Humana, Palavra e Expressão de Fé. Foi ainda realizada uma catequese prática e feita a respectiva apreciação. Rosalinda Lourenço, membro da equipa do SDCIA, abordou a temática “Psicologia da Adolescência” e referiu-se igualmente ao itinerário catequético, enquanto Susana Coelho, também membro da equipa do SDCIA, por sua vez, apresentou o tema “Psicologia da Infância”. Ruben Nascimento, seminarista da diocese algarvia, reflectiu sobre “A Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica”, tendo incentivado os catequistas a fazerem, não só, uso daquele documento, como também do Directório Geral da Catequese. Dos momentos mais significativos desta acção de formação há a registar um convívio que ocorreu no primeiro fim-de-semana, realizado com base nas dinâmicas catequetéticas, bem como uma celebração preparada pelos diversos grupos de catequistas participantes, decorrido no segundo fim-de-semana, tendo como pano de fundo a passagem evangélica da multiplicação dos pães.