A formação dos catequistas de Tavira, que teve lugar no salão anexo à igreja de Altura, contou com a participação de 61 participantes, oriundos de Alcoutim (2), Cacela (4), Castro Marim (7), Castro Marim – Altura (11), Luz de Tavira (12), Martim Longo (4), Monte Gordo (5), Santa Luzia (3), Santo Estêvão (1), Tavira (Santa Maria e São Tiago) (11) e Vila Real de Santo António (6). Para os de Faro está a ter lugar todas as sextas-feiras no Centro Paroquial de São Luís, contando com 27 participantes, oriundos da Fuseta (1), Moncarapacho (2), Olhão (1), São Luís (14), São Pedro (3) e Sé (6). A estrutura dos cursos é a mesma do primeiro, realizado este ano pastoral na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, a 25 e 26 de Outubro e 5 e 7 de Dezembro. É abordada a realidade actual da catequese, reflectindo-se não só sobre o que esta significa para as pessoas, mas também sobre o que pensa a Igreja do tema através da apresentação dos documentos do magistério nesta área. É ainda reconhecida a identidade do catequista e o seu lugar na Igreja, bem como a necessidade da sua formação e a visão do catequista partindo da Bíblia. São Identificadas as dificuldades de evangelizar hoje, o papel da catequese na missão evangelizadora da Igreja, constatando que a catequese não é a única forma de evangelização, e a frequência do catequista à Eucaristia. É feita uma abordagem ao Catecismo da Igreja Católica, e analisado o itinerário catequético nas suas fases de experiência humana, Palavra de Deus e expressão de fé, bem como a forma de catequizar de Jesus. È ainda reflectida a temática da Bíblia pelo diácono António de Freitas e abordada a psicologia da infância e da adolescência. Com uma componente mais prática, a segunda metade da formação contempla a preparação de catequeses e uma abordagem aos novos catecismos. No caso da vigararia de Tavira, dando continuidade à sessão inicial, nos dias 7 e 8 de Março realizar-se-á, no mesmo local, a segunda parte do Curso de Iniciação para Catequistas. Formação sobre novos catecismos O Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) está também a promover para as paróquias da vigararia de Loulé uma Acção de Formação sobre os Novos Catecismos. A iniciativa que tem lugar no Centro Paroquial de Loulé, às quintas-feiras, pelas 21 horas, arrancou no passado dia 12 para os catecismos do 7º e 8º ano, completando-se no dia 26 deste mês, seguindo no dia 19 de Fevereiro e no dia 5 de Março para os catecismos do 1º e 2º ano. Na primeira quinta-feira estiveram presentes 28 catequistas.