Inicio / Noticias / Catequizandos da vigararia de Albufeira “encontraram-se” com as mulheres da Bíblia

O evento teve lugar na paróquia de Albufeira, no Santuário de Nossa Senhora da Orada, ao longo do dia. Vindos das paróquias de Albufeira, Armação de Pêra, Boliqueime, Ferreiras, Paderne e Porches, e, acompanhados dos seus catequistas, estiveram presentes cerca 160 catequizandos que compreendiam, na sua maioria, idades entre os 11 e 13 anos. A orientar o encontro esteve a Equipa Vicarial Restrita da Catequese, o padre Joaquim Beato, delegado vicarial da Catequese e a irmã Maria José Sousa, responsável do Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência. O tema da actividade, “As mulheres da Bíblia”, despertou interesse e deu origem a um trabalho com os catequizandos, na sua maior parte, realizado, ao longo da manhã, através de um jogo de pista (descoberta), seguido de trabalho de grupos (reflexão). Com base em algumas catequeses dos catecismos acima referidos e nos textos bíblicos, o trabalho tornou-se, para alguns, uma verdadeira descoberta, que possibilitou perceberem o papel de algumas mulheres a quem Deus chamou para realizar o seu plano de Salvação. A tarde prosseguiu com o plenário, a projecção de uma parte do filme «Maria de Nazaré» de Jean Delannoy, seguido de uma pequena reflexão sobre o mesmo, e do ensaio e preparação para o momento alto do dia: a Eucaristia. A anteceder a Celebração Eucarística houve ainda um tempo para que, nos grupos, cada criança escrevesse uma mensagem e construisse uma flor para oferecer à sua mãe. Na Eucaristia, o padre Rui Guerreiro, responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, que presidiu à celebração, alertou e sensibilizou durante a homília para a necessidade de pastores na Igreja e para a resposta a dar ao Senhor que continuamente chama a segui-l’O. Por fim, tornou-se pequeno o salão de Nossa Senhora da Orada, para albergar todas as crianças, para a visualização do filme.

Verifique também