Inicio / Noticias / CEFLA reinicia formação em Faro (Novembro) e Ferragudo (Janeiro)

CEFLA reinicia formação em Faro (Novembro) e Ferragudo (Janeiro)

Destinada a pessoas que tenham a sua Iniciação Cristã completa (sacramentos do Baptismo, Primeira Comunhão e Crisma), particularmente aquelas que desempenhem serviços nas comunidades cristãs, a formação, promovida pela Diocese do Algarve através da sua escola de leigos, será composta por duas disciplinas: ‘Revelação e Fé’, leccionada pelo padre Pedro Manuel e ‘História do Cristianismo’, leccionada pelo padre Joaquim Nunes. A formação, que funcionará semanalmente à segunda-feira, das 21 às 23h, nas salas anexas ao Seminário de Faro com alternância quinzenal das duas disciplinas, será composta por três períodos. O primeiro estende-se de 2 de Novembro a 21 de Dezembro, o segundo de 4 de Janeiro a 22 de Março e o terceiro de 12 de Abril a 28 de Junho. A inscrição, que poderá ser feita em uma das disciplinas ou nas duas, deverá ser acompanhada de 15 euros por disciplina ou de 25 euros no caso de ser referente às duas disciplinas. Também no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo, irá realizar-se, mas só a partir de Janeiro próximo, o curso de formação de agentes de pastoral para o exercício de ministérios que nos últimos dois anos teve lugar em Faro. Esta formação de dois anos, com a designação de ‘Escola de Ministérios’ que visa “o aprofundamento da fé pessoal para vivê-la de uma maneira mais consciente” e simultaneamente “preparar leigos para que possam prestar o serviço que já prestam às suas paróquias e à diocese com um conhecimento mais aprofundado do que significa a Igreja e ser cristão”, será constituída no primeiro ano, primeiro trimestre (11 de Janeiro a 22 de Março), pelas disciplinas ‘Introdução ao Antigo Testamento’ e ‘Os Sacramentos da Igreja’(Liturgia). No segundo trimestre (12 de Abril a 14 de Junho), o programa contempla as disciplinas ‘Introdução ao Novo Testamento’ e ‘Ministérios: Catequese’ e no terceiro (11 de Outubro a 20 de Dezembro) ‘Homem e Deus em questão’ e ‘Revelação e História da Salvação’. No segundo ano, primeiro trimestre, as disciplinas serão ‘Jesus Homem e Deus’ (cristologia) e ‘Ministérios Litúrgicos: Acólitos, Leitores, Canto’ ou ‘Celebração das Exéquias na ausência do ministro ordenado’ (formação teológica, litúrgica e pastoral), sendo esta alternativa a principal diferença em relação ao primeiro curso ministrado em Faro. No segundo trimestre o programa é constituído pelas disciplinas ‘A Igreja, Comunidade dos Discípulos de Jesus’ (eclesiologia) e ‘Ministérios: A Pastoral Sócio-caritativa e a Pastoral da Saúde’ (para ministros-extraordinários da comunhão, visitadores de doentes, entre outros) e no terceiro trimestre ‘Testemunhas de Jesus na Igreja e no Mundo’ (teologia pastoral) e a ‘A opção fundamental na vida’ (moral ética). A formação, que funcionará semanalmente também à segunda-feira, das 21 às 23h, terá cada disciplina ministrada em regime quinzenal alternado. No caso de Ferragudo, as inscrições deverão ser enviadas até 31 de Dezembro para padre Mário José Rodrigues de Sousa, igreja matriz, 8500-597 Portimão, acompanhadas de fotografia, cheque com valor das propinas (25 euros por cada disciplina), em nome do CEFLA e de certificado de habilitações ou fotocópia autenticada para, mais tarde, obter diploma.

Verifique também