Tendo como pano de fundo o paradisíaco cenário da paisagem local à beira-mar, o encontro foi constituído por várias dinâmicas e por um trabalho de grupos que visou a criação para a Pastoral Vocacional de uma conta no hi5 e outra no Facebook, duas das principais redes sociais na Internet. Com base no trabalho dos temas da Igreja e do Espírito Santo, a apoiado pelo testemunho de São Paulo e de Nossa Senhora, os grupos foram unânimes em reconhecer que a Igreja deve ter uma presença nestas plataformas sociais para que também aí seja anunciadora da pessoa de Jesus Cristo. O encontro contou ainda, na última parte do dia, com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que animou a equipa do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) a dar continuidade ao trabalho iniciado ao longo deste ano pastoral e convidou os jovens a ouvir o "chamamento de Cristo" e a "não ter medo de O seguir", seja qual for a vocação de cada um. A jornada terminou com uma oração, que teve como base o parábola intitulada “Pegadas na Areia", seguida de um lanche/convívio. Recorde-se as duas primeiras sessões do que o SDPV realizaram-se a 20 de Dezembro e de 29 de Março, respectivamente para o Centro (em Loulé) e Barlavento algarvio (Ferragudo), tendo contado cada uma com a participação de mais de uma centena de jovens participantes. O primeiro objectivo destas iniciativas, para rapazes e raparigas a partir do 7º ano de catequese, foi a partilha de vida e de experiências proporcionada pelo contacto com pessoas diferentes e pretendeu levar os adolescentes e jovens a reflectir sobre a vocação.