Numa organização da Associação de Ciclismo do Algarve em colaboração com a Juventude Desportiva das Fontainhas e com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, a Bênção dos Ciclistas do Algarve teve início com a celebração da Eucaristia, a que presidiu o vigário geral da diocese algarvia, padre Firmino Ferro, em representação do Bispo do Algarve. O sacerdote lembrou aos ciclistas presentes que uma vida ao ar livre contribui para "uma mente sã em corpo são". "Este desporto serve não só para estar em forma física, mas também para o encontro de todos vós, por forma a criar laços de empatia, de amizade, de comunhão e de entendimento entre todos, dos mais velhos aos mais novos. Tudo isto é importante e positivo", complementou o padre Firmino Ferro, considerando que os passeios ciclistas servem também para ir descobrindo "novas geografias, humanas e da natureza". "Esta é também uma forma de valorizardes a vossa vida, quando vivemos num tempo em que se dá tão pouco valor à vida", acrescentou o celebrante, exortanto os presentes a que sua actividade ciclística "possa ser um testemunho em favor da vida". Logo após a Celebração Eucarística, os ciclistas e respectivas bicicletas perfilaram-se frente à entrada principal da igreja para o acto de bênção, seguindo-se um passeio cicloturista pelas freguesias do concelho que terminaria com um almoço de confraternização com entrega de lembranças no INATEL de Albufeira.